Tendências da Gestão do Conhecimento 2.0 - Rede Social Empresarila
Resumo
As novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são cada vez mais utilizadas em todos os processos de Gestão do Conhecimento (KM), incluindo a aquisição, a troca e o uso do conhecimento. Entre as novas TICs estão à web 2.0/3.0, as tecnologias colaborativas 2.0, ferramentas de redes sociais, wikis, blogging internos, fóruns, redes sociais empresariais (RSE), entre outros. A web 2.0 também chamada de web social pode ser definida como a segunda geração de serviços da Web orientados pela comunidade em que todos podem se comunicar, compartilhar e colaborar. Como consequência, o termo KM 2.0 foi inventado para resumir as tendências na gestão do conhecimento e refere-se à aquisição, criação e compartilhamento de inteligência coletiva mediante o uso das redes sociais e comunidades de conhecimento. Assim, através da revisão da literatura o objetivo deste trabalho é apontar as possibilidades das novas TICs, especificamente da RSE para a KM 2.0 a partir de exemplos de uso. As RSEs são um tipo de software social baseadas na tecnologia da web 2.0 adotadas para melhorar a comunicação, a colaboração e o compartilhamento, além de fomentar a gestão do conhecimento. Constatou-se que as RSEs podem trazer benefícios, mas também representam desafios e riscos. Não se espera esgotar o assunto, a proposta é lançar um olhar sobre a questão e produzir reflexões que possam dar condições de perceber as tendências da KM 2.0 através do uso da RSE.
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