Gestão empreendedora como fonte de vantagem competitiva: um olhar sobre o Grupo SCC

Autores

  • Inara Antunes Vieira Willerding Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina
  • Roberto Rogério do Amaral Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catariana
  • Édis Mafra Lapolli Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catariana

Resumo

Objetivo: Verificar a gestão empreendedora como fonte de vantagem competitiva sobre o olhar do Grupo SCC (Sistema Catarinense de Comunicação)

Design/Metodologia/Abordagem: Esta pesquisa assume uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Os dados foram coletados por meio de estudo empírico no Grupo SCC, mediante pesquisa documental e entrevista semiestruturada.

Resultados: Evidenciou-se que o Grupo SCC é uma organização empreendedora, regido por nove unidades de negócio e uma fundação, onde sua forma de gerir gera vantagem competitiva por sua visão diferenciada, auxiliando na complexidade que o mercado vem traçando.

Originalidade/valor: Com a globalização, o cenário econômico mundial passou por mudanças a partir de 1980 modificando a realidade do mercado de trabalho, impulsionando as organizações a mudar sua forma de pensar e gerir com dinamismo, presteza e eficiência, incentivando a necessidade de constantes transformações. Nesse novo cenário, as organizações precisam modificar o seu perfil de negócio, onde os gestores carecem de estar atentos aos novos desafios que o mercado lhe proporciona por meio de uma gestão empreendedora.

Downloads

Publicado

2017-12-05