Competências empreendedoras: as características requeridas do profissional moderno
Resumo
Entender a relação entre o empreendedor e as competências que permeiam suas ações, bem como conhecer quais são exatamente as competências requeridas dos empreendedores é objeto constante nas pesquisas. Tentando contribuir para este entendimento este artigo teve como objetivo apresentar as competências empreendedoras evidenciadas na literatura. Trata-se de uma pesquisa teórica que buscou na base de dados Scopus artigos dos últimos três anos que continham como palavra-chave o termo Entrepreneurial Skills. Dos documentos lidos foram extraídas as nove principais competências dos empreendedores: aproveitamento das oportunidades; capacidade de correr riscos; relacionamento e rede de contatos; estratégias, planejamento e metas; competência administrativa e busca de informações; know-how; comprometimento, persistência e resiliência; qualidade e eficiência; independência e autoconfiança. É importante ressaltar que as características empreendedoras têm emergido como um diferencial, pois as organizações buscam profissionais que empreendam não só em negócios próprios, mas também sejam intra-empreendedores nas organizações em que trabalham. Sendo assim, buscar o desenvolvimento destas competências torna-se um elemento importante para o profissional da atualidade.
Palavras-chave: Empreendedorismo, Competências, Competências Empreendedoras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
TERMO DE AUTORIA E CESSÃO DOS DIREITOS AUTORAIS
Pelo presente instrumento, o(s) autor(es), na qualidade de titular(es) dos direitos de autor sob este artigo submetido e publicado nos Anais do I Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG 2017, cedo(emos) permanentemente os direitos relativos à edição, publicação e distribuição desse trabalho, de forma impressa, bem como sua veiculação em mídia digital ou eletrônica, a inclusão no ambiente de Bibliotecas e a divulgação por meio da rede mundial de computadores (internet), tanto no Brasil como no exterior, da íntegra ou de parte das obras.
- Declaro que este trabalho foi integralmente produzido por mim (nós), exceto nas partes claramente identificadas e devidamente referenciadas. Estou (amos) ciente (s) que a utilização de material de terceiros sem a devida citação da fonte é considerada plágio e, portanto, sujeita às sanções e punições legais, no que tange a cópia parcial ou total de obra intelectual.
- Declaro(amos) ser responsável(is) pelo conteúdo apresentado no texto, que as opiniões emitidas são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e que a publicação não viola direitos de terceiros.
- Declaro(amos) que a elaboração dos Anais tem caráter público e, portanto, renuncio(amos) ao recebimento de qualquer remuneração pertinente aos direitos cedidos.