Os fatores que influenciam a promoção do desenvolvimento da consciência e que impactam no desempenho da liderança e nos resultados organizacionais

Autores

  • Isabella Bertoncini UFSC
  • Cristiano Jose Castro de Almeida Cunha Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O objetivo deste artigo é construir um mapa das pesquisas sobre o desenvolvimento da liderança e o desenvolvimento do adulto, com vistas a identificar quais os principais fatores que influenciam na promoção do desenvolvimento da consciência e que impactam na eficácia da liderança e nos resultados organizacionais. Para tanto, foi efetuado um levantamento nas bases de dados Web os Science, Scopus, EBSCOHost e SciElo. Tendo em vista que de acordo com a teoria desenvolvimentista construtivista, líderes que apresentam maior desenvolvimento de consciência são líderes mais eficazes, foram analisadas as seguintes dimensões nos artigos selecionados: relação entre o desenvolvimento da consciência e educação, idade, personalidade, desafios de vida, estabilidade da consciência e ambiente. Foi possível concluir: a) há uma relação positiva entre o desenvolvimento da consciência e a personalidade, os desafios de vida, a estabilidade da consciência e o ambiente; b) foram encontrados achados nos quais há divergência de entendimentos se a educação e determinada idade promovem o desenvolvimento da consciência.

Biografia do Autor

Cristiano Jose Castro de Almeida Cunha, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui doutorado em Adminstração de Empresas - Rheinisch-Westfalische Technische Hochschule Aachen (1988), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1981) e graduação em Engenharia Geológica pela Universidade Federal de Ouro Preto (1977). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia Organizacional e Liderança, atuando principalmente nos seguintes temas: liderança, aprendizagem de executivos, reestruturação e estratégia organizacionais.

Downloads

Publicado

2017-12-04