Análise quanto a aplicabilidade da gestão por competências na promoção por mérito de oficiais da Polícia Militar de Santa Catarina
Resumo
Objetivo: O presente artigo tem a finalidade de analisar a aplicabilidade da gestão por competências na promoção por mérito de Oficiais da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). Tal análise justifica-se na necessidade de readequar à sistemática de avaliação de desempenho da instituição, tornando o processo mais justo e atual, alcançando, assim, padrões de excelência na gestão de pessoas que impactarão diretamente nos resultados organizacionais.
Design/Metodologia/Abordagem: A pesquisa foi desenvolvida utilizando o método dedutivo, tendo como técnica de pesquisa a bibliográfica e exploratória. Esta metodologia propiciou ao pesquisador comparar como atualmente se processam as promoções por mérito de Oficiais da PMSC, com as diretrizes da gestão por competências e atuais sistemáticas de avaliação de desempenho.
Resultados: Concluiu-se que a gestão baseada em competências é perfeitamente aplicável aos ditames que norteiam a promoção por mérito de Oficiais, pois se concilia aos princípios da hierarquia e da disciplina que regem as instituições militares. Contudo, a aplicação no âmbito da PMSC carece de uma profunda reformulação em seus critérios de avaliação de desempenho, bem como em sua sistemática de processamento.
Originalidade/valor: Os grandes gestores da PMSC são os Oficiais e através deles que a instituição toma as suas decisões estratégicas de forma a interferir diretamente na prestação de serviços junto à sociedade. O presente artigo traz uma visão atual acerca da gestão de pessoas por competências como forma de alcançar resultados institucionais de excelência.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
TERMO DE AUTORIA E CESSÃO DOS DIREITOS AUTORAIS
Pelo presente instrumento, o(s) autor(es), na qualidade de titular(es) dos direitos de autor sob este artigo submetido e publicado nos Anais do I Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG 2017, cedo(emos) permanentemente os direitos relativos à edição, publicação e distribuição desse trabalho, de forma impressa, bem como sua veiculação em mídia digital ou eletrônica, a inclusão no ambiente de Bibliotecas e a divulgação por meio da rede mundial de computadores (internet), tanto no Brasil como no exterior, da íntegra ou de parte das obras.
- Declaro que este trabalho foi integralmente produzido por mim (nós), exceto nas partes claramente identificadas e devidamente referenciadas. Estou (amos) ciente (s) que a utilização de material de terceiros sem a devida citação da fonte é considerada plágio e, portanto, sujeita às sanções e punições legais, no que tange a cópia parcial ou total de obra intelectual.
- Declaro(amos) ser responsável(is) pelo conteúdo apresentado no texto, que as opiniões emitidas são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e que a publicação não viola direitos de terceiros.
- Declaro(amos) que a elaboração dos Anais tem caráter público e, portanto, renuncio(amos) ao recebimento de qualquer remuneração pertinente aos direitos cedidos.