Análise quanto a aplicabilidade da gestão por competências na promoção por mérito de oficiais da Polícia Militar de Santa Catarina

Autores

  • Francisco Otávio Lemos da Cunha Polícia Militar de Santa Catarina
  • Giovanni Cardoso Pacheco Polícia Militar de Santa Catarina

Resumo

Objetivo: O presente artigo tem a finalidade de analisar a aplicabilidade da gestão por competências na promoção por mérito de Oficiais da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). Tal análise justifica-se na necessidade de readequar à sistemática de avaliação de desempenho da instituição, tornando o processo mais justo e atual, alcançando, assim, padrões de excelência na gestão de pessoas que impactarão diretamente nos resultados organizacionais.

Design/Metodologia/Abordagem: A pesquisa foi desenvolvida utilizando o método dedutivo, tendo como técnica de pesquisa a bibliográfica e exploratória. Esta metodologia propiciou ao pesquisador comparar como atualmente se processam as promoções por mérito de Oficiais da PMSC, com as diretrizes da gestão por competências e atuais sistemáticas de avaliação de desempenho.

Resultados: Concluiu-se que a gestão baseada em competências é perfeitamente aplicável aos ditames que norteiam a promoção por mérito de Oficiais, pois se concilia aos princípios da hierarquia e da disciplina que regem as instituições militares. Contudo, a aplicação no âmbito da PMSC carece de uma profunda reformulação em seus critérios de avaliação de desempenho, bem como em sua sistemática de processamento.

Originalidade/valor: Os grandes gestores da PMSC são os Oficiais e através deles que a instituição toma as suas decisões estratégicas de forma a interferir diretamente na prestação de serviços junto à sociedade. O presente artigo traz uma visão atual acerca da gestão de pessoas por competências como forma de alcançar resultados institucionais de excelência.

Downloads

Publicado

2017-12-05