Uma experiência ótima: o Flow na sala de aula
Resumo
Flow é o sentido amplo de estar bem consigo, geralmente aplicável no contexto das artes, nos esportes e em jogos. Sendo possível o estado de Flow em sala de aula, pergunta-se quais fatores o tornam possível? Este artigo indo adiante das metodologias convencionais de preparação de aulas, volta-se para verificar como a Teoria do Flow contribui para uma experiência ótima no aprendizado. O objetivo deste artigo é destacar a Teoria do fluxo de Mihaly, dialogando com os autores e com novos conceitos, como Blended Learning, Ubiquituous Learning and Gamification e através da aplicação de um survey, evidenciar as características que os estudantes apresentam quando estão em aulas que gostam. Além da pesquisa bibliográfica, aplicou-se um Survey aos estudantes do curso técnico (15-17 anos). Como resultados da pesquisa, observou-se que o envolvimento e a imersão são essenciais para uma experiência de aprendizagem relevante. É possível o estado de flow durante as atividades de aprendizado em sala de aula em suas várias características, Ubiquituous Learning and Gamification.
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