Uma experiência ótima: o Flow na sala de aula

Autores

  • Lucyene Lopes da Silva Todesco Nunes Instituto Federal Catarinense
  • Cleverson Tabajara Vianna Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fernando Alvaro Ostuni Gauthier Universidade Federal de Santa Catarina
  • Márcio Vieira de Souza

Resumo

Flow é o sentido amplo de estar bem consigo, geralmente aplicável no contexto das artes, nos esportes e em jogos. Sendo possível o estado de Flow em sala de aula, pergunta-se quais fatores o tornam possível? Este artigo indo adiante das metodologias convencionais de preparação de aulas, volta-se para verificar como a Teoria do Flow contribui para uma experiência ótima no aprendizado. O objetivo deste artigo é destacar a Teoria do fluxo de Mihaly, dialogando com os autores e com novos conceitos, como Blended Learning, Ubiquituous Learning and Gamification e através da aplicação de um survey, evidenciar as características que os estudantes apresentam quando estão em aulas que gostam. Além da pesquisa bibliográfica, aplicou-se um Survey aos estudantes do curso técnico (15-17 anos). Como resultados da pesquisa, observou-se que o envolvimento e a imersão são essenciais para uma experiência de aprendizagem relevante. É possível o estado de flow durante as atividades de aprendizado em sala de aula em suas várias características, Ubiquituous Learning and Gamification.

Biografia do Autor

Cleverson Tabajara Vianna, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Administração de Empresas pela FESP - Fundação de Estudos Sociais do Paraná (1984) e Engenharia Elétrica - UFPR (incompleto) e Especialista em Gestão Pública pelo IFSC, Mestre em Administração pela UFSC e doutorando de Engenharia do Conhecimento (EGC/UFSC).

Experiência em Administração, com ênfase em Alta Gestão, Auditoria e Segurança de Sistemas e Planejamento. Conhecimentos na área de gestão e negócios, recursos computacionais, análise e programação de computadores,matemática e controles financeiros.

É servidor público federal no Instituto Federal de Santa Catarina, onde atua como professor nas Unidades de: Auditoria de Sistemas, Modelagem de Dados, SQL, Gestão Econômica e Financeira, Gestão de Novos Negócios, Custos, Finanças, Gestão Estratégica, Empreendedorismo, Liderança e Desenvolvimento de Equipes, Introdução à Administração, Políticas Públicas e Parcerias, Novos Paradigmas da Gestão Pública nos campi de Gaspar e Florianópolis e EAD, atuando tanto no ensino presencial como à distância. Foi membro eleito do Conselho Superior do Instituto Federal, sendo representante docente por duas investiduras.

Coordenou o planejamento de Campus (Florianópolis e Gaspar), Departamentos Acadêmicos e Cursos. Atuou na Reitoria (2010-2011) na DTIC (Diretoria de Tecnologia de Informações e Comunicações) como Assessor no Planejamento de Informática e Segurança da Informação, coordenando o desenvolvimento do PDTI e de projetos, entre eles o Portal do Aluno, o LimeSurvey, e sites dos Deptos. Foi Coordenador de Curso FIC de Suporte às Tecnologias de Informação em convênio com a Prefeitura de Antonio Carlos.

Em EAD atuou como professor no Programa de Capacitação de Servidores, na Graduação em Gestão Pública e como Orientador na Pós-Graduação em Gestão Pública e no programa E-tec.

Na área da pesquisa, faz parte do Grupo de Modelagem do Conhecimento (CAPES) onde atua em ontologias. No IFSC coordenou o projeto de Pesquisa (CNPq-SETEC-fomento à pesquisa): Estudos sobre aplicação de ontologias para monitoramento dos Indicadores Educacionais do IFSC ?Florianópolis. Na área de extensão e inovação é membro do conselho fiscal de empresas juniores - Brasil TI. Orientador do aluno Fernando Wajima, segundo colocado no Estado de Santa Catarina, no concurso SEBRAE de Planos de Negócios ? 2010. Foi pesquisador (responsável pela plataforma AVEA-MOODLE) no programa PROTICs-CAPES, de capacitação de professores de graduação nas Tecnologias de Informação e Comunicação de Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem.

Tem Mestrado Acadêmico em Administração CPGA - UFSC, tendo como orientador o Prof. Gilberto Moritz (Finanças) e é doutorando de Engenharia do Conhecimento EGC/UFSC com orientação do prof. Fernando Gauthier.

Na área privada (desde 1974), atuou como Programador, Analista, Coordenador, Gerente e Diretor;CELEPAR-Companhia de Processamento de Dados do PR, Bco Bamerindus-HSBC, Organizações Makenji, Farid Surugi Eng. e Construções Ltda, SETRA - Serviço de Transportes, SID/SHARP - Sistemas de Informação Distribuída.

Projetou e instalou sistemas nas mais diversas áreas como: Contabilidade, Divida Ativa, Patrimônio, Logística, Comercialização, Vendas, PCP, Automação Comercial, Portal do Aluno, Assistência Estudantil; na área de saúde: Clínicas, Consultórios e Laboratórios; na área de controle de processos e carga de máquinas da indústria moveleira e, sistemas de controle e bilhetagem para o transporte de passageiros. Na net tem software gratuito com mais de 20 mil downloads.Tem 5 livros (a partir de 2011)..

Fernando Alvaro Ostuni Gauthier, Universidade Federal de Santa Catarina

Concluiu o doutorado em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Catarina em 1993. Atualmente é Professor Associado, do departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina atuando no Bacharelado em Sistemas de Informação, no Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento e no Mestrado Profissional em Métodos e Gestão em avaliação. Foi na UFSC: Diretor do Departamento de Apoio à Pesquisa, Membro de conselho da Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão Universitária ? FAPEU, Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Ciências da Computação, Representante dos Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu do CTC na Câmara de Pós Graduação , representante da Câmara de Pos-graduação no Conselho Universitário, Diretor Técnico da Escola de Novos Empreendedores, Diretor Acadêmico do Campus de Ararangua, Chefe do Departamento de Engenharia do Conhecimento e Sub-Coordenador do Programa Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação. Consultor ad hoc do CNPq, da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - FACEPE, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina ? FAPESC. Tem experiência nas áreas de empreendedorismo e inovação, inteligência artificial, computação evolutiva, ensino à distância via web , engenharia do conhecimento onologias e linked data.

Márcio Vieira de Souza

possui graduação em Comunicação Social (Habilitação- Jornalismo) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985), especialização em Educação (2), Mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Tem experiência na área de Comunicação, Sociologia, EaD, mídias digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação e educação, inovação na educação, sociologia e tecnologia, redes e mídias sociais , vídeo e democracia, mídias digitais, desenvolvimento sustentável e novas tecnologias da informação e da comunicação , metodologia de pesquisa. Foi chefe de departamento do Curso de jornalismo da UNIVALI-SC, foi professor no Mestrado do Programa de Pós-graduação em Gestão em Políticas Públicas da UNIVALI-SC. Foi professor permanente do PPGTIC-UFSC. É professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) onde é um dos lideres do Grupo de Pesquisa de Mídia e Conhecimento da UFSC (CNPq) e atua no Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento (DEGC-UFSC). É professor permanente no Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento. É supervisor no LED LAB ( Laboratório de Educação em Rede) da UFSC.

 

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Publicado

2017-12-05