Capacitação docente semipresencial para docentes de escolas básicas da rede pública
Resumo
O uso de tecnologia em aula estimula o desenvolvimento da linguagem e o pensamento lógico. Porém, muitos professores tornam-se receosos em relação ao uso de tecnologias em aula por não possuírem tanto conhecimento de na área quanto seus alunos. Desta forma, o presente relato de experiência possui como objetivo apresentar um estudo de caso abordando a aplicação de um curso de capacitação docente semipresencial para uma rede de docentes de seis escolas públicas na região do extremo sul do estado de Santa Catarina. O trabalho foi realizado através das ações do projeto “Promovendo a inclusão digital em escolas de Educação Básica da rede pública a partir da integração de tecnologias inovadoras de baixo custo no ensino de Ciências Naturais e Exatas”, desenvolvido desde 2008 pelo Laboratório de Experimentação Remota (RExLab), da Universidade Federal de Santa Catarina. Entre as ações deste projeto se encontram capacitação docente mediante dois eixos: formativo, onde docentes são tutorados através de cursos semipresenciais via MOODLE acerca da integração do uso de tecnologia aplicada à sala de aula, e integrativo, momento em que docentes de fato aplicam o conteúdo em sala de aula.
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