A metodologia da autogestão como exercício coletivo de construção da autonomia em contexto escolar: uma proposta para o desenvolvimento de competências em grupos

Autores

  • Luciana Machado Schmidt UFSC
  • Naiara de Lima Medeiros
  • Francisco Antonio Pereira Fialho

Resumo

O presente relato de experiência foi realizado durante o ano letivo de 2010 em um colégio privado na cidade de Florianópolis com quatro turmas, respectivamente duas no sexto e no sétimo ano do Ensino Fundamental II. O contexto que originou a elaboração da metodologia da Autogestão foi uma queixa da organização escolar com relação à indisciplina dos estudantes dessas turmas. A metodologia criada é composta de duas partes, ambas com o objetivo de implicar os estudantes na solução das dificuldades apresentadas na queixa escolar. A primeira parte consiste na aplicação de um questionário e no retorno das respostas tabuladas à turma, seguida de um debate. A segunda parte envolve a criação coletiva de regras básicas de convivência para cada turma, realizada pelos próprios estudantes, a partir da discussão e reestruturação das normas do regimento interno do colégio. A metodologia foi avaliada como bem-sucedida. O resultado é que os estudantes realmente se engajam no processo e se tornam "lembradores" das regras básicas de convivência, aumentando o tempo útil das aulas e diminuindo as medidas de correção e necessidade de punição dos professores. Foram listados dez resultados obtidos com o processo e dois riscos a serem observados. Os autores acreditam que esta metodologia de resolução de problemas concretos da realidade escolar vai ao encontro do desenvolvimento de competências e habilidades que o cidadão do século XXI necessita para trabalhar e se desenvolver em contextos profissionais.

Palavras-Chave: Desenvolvimento Humano; Desenvolvimento Escolar; Autogestão; Competências Pedagógicas; Competências Organizacionais

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Publicado

2017-12-05