A ciência policial militar no brasil
Resumo
Com a inserção das Polícias Militares em título próprio da constituição federal brasileira, título este que trata da defesa do Estado e das Instituições Democráticas, as Polícias Militares com o escopo de cumprirem suas obrigações constitucionais utilizam-se do poder de polícia como instrumento para propiciar a paz social. Com a evolução da sociedade, do Estado e das Polícias Militares, urge a criação de uma Ciência Policial no Brasil. Esta Ciência Policial proporcionará o uso de diversos ramos do conhecimento científico para tornar a atividade policial militar detentora de um sólido saber policial. A atividade policial militar no Brasil, mesmo com a massificação dos meios de comunicação e das redes sociais, ainda é uma atividade desconhecida de grande parte da população. O saber policial não pode mais ser desconsiderado enquanto ciência. A Ordem Pública enquanto conceito constitucional e objetivo a ser perseguido pela polícia militar, deve ser tratada com profissionalismo e cientificidade. Torna-se imprescindível que a Polícia Militar de Santa Catarina e do Brasil venha a debruçar-se sob o desenvolvimento da ciência policial militar, inclusive nos centros de formação. O objetivo deste artigo é demonstrar que a atividade Policial Militar é dotada de cientificidade e segue critérios delineados pela Constituição Federal Brasileira. A metodologia utilizada baseou-se no método indutivo, através do qual, foi selecionado bibliografia e incorporados dados cedidos pela Polícia Militar. O Estudo da atividade policial militar de maneira científica, possibilitará o desenvolvimento da Polícia Ostensiva, novas formas de atuação, e principalmente, um melhor atendimento ao cidadão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
TERMO DE AUTORIA E CESSÃO DOS DIREITOS AUTORAIS
Pelo presente instrumento, o(s) autor(es), na qualidade de titular(es) dos direitos de autor sob este artigo submetido e publicado nos Anais do I Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG 2017, cedo(emos) permanentemente os direitos relativos à edição, publicação e distribuição desse trabalho, de forma impressa, bem como sua veiculação em mídia digital ou eletrônica, a inclusão no ambiente de Bibliotecas e a divulgação por meio da rede mundial de computadores (internet), tanto no Brasil como no exterior, da íntegra ou de parte das obras.
- Declaro que este trabalho foi integralmente produzido por mim (nós), exceto nas partes claramente identificadas e devidamente referenciadas. Estou (amos) ciente (s) que a utilização de material de terceiros sem a devida citação da fonte é considerada plágio e, portanto, sujeita às sanções e punições legais, no que tange a cópia parcial ou total de obra intelectual.
- Declaro(amos) ser responsável(is) pelo conteúdo apresentado no texto, que as opiniões emitidas são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e que a publicação não viola direitos de terceiros.
- Declaro(amos) que a elaboração dos Anais tem caráter público e, portanto, renuncio(amos) ao recebimento de qualquer remuneração pertinente aos direitos cedidos.