SUCEG - Seminário de Universidade Corporativa e Escolas de Governo https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg <p><span style="font-weight: 400;">O&nbsp;Seminário Universidade Corporativas e Escolas de Governo (SUCEG) ocorre neste ano de 2017 com o objetivo trazer ao Brasil as discussões sobre os modelos mais contemporâneos para a governança e gestão de universidades, aplicados às&nbsp;Universidades Corporativas e Escolas de Governo, que incluem institutos e academias corporativas e de governo.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Para o ano de 2017 são aceitos Artigos e Relatos de Experiência com os seguintes temas:</span></p> <ul> <li style="font-weight: 400;"><span style="font-weight: 400;">Universidades Corporativas e Escolas de Governo;</span></li> <li style="font-weight: 400;"><span style="font-weight: 400;">Sistema de educação corporativa, associativa e e de governo;</span></li> <li style="font-weight: 400;"><span style="font-weight: 400;">Treinamento, desenvolvimento e educação (T,D&amp;E);</span></li> <li style="font-weight: 400;"><span style="font-weight: 400;">Desenvolvimento humano, de grupos e organizacional;</span></li> <li style="font-weight: 400;"><span style="font-weight: 400;">Capital humano, relacional e social;</span></li> <li style="font-weight: 400;"><span style="font-weight: 400;">Redes de aprendizagem e aprendizagem em rede;</span></li> <li style="font-weight: 400;"><span style="font-weight: 400;">Gestão por Competência;</span></li> <li style="font-weight: 400;"><span style="font-weight: 400;">Métodos, técnicas e ferramentas de Gestão do Conhecimento para a colaboração e o compartilhamento;</span></li> <li style="font-weight: 400;"><span style="font-weight: 400;">Sistemas de Conhecimento e Competências;</span></li> <li style="font-weight: 400;"><span style="font-weight: 400;">Educação à distância em Organizações;</span></li> <li style="font-weight: 400;"><span style="font-weight: 400;">Aprendizagem Organizacional, inter organizacional e de Rede;</span></li> <li style="font-weight: 400;"><span style="font-weight: 400;">Comunicação em Projetos Complexos;</span></li> <li style="font-weight: 400;"><span style="font-weight: 400;">Modelos de Governança do Conhecimento;</span></li> <li style="font-weight: 400;"><span style="font-weight: 400;">Universidades e Academias para a Segurança, Educação e Saúde Pública;</span></li> <li style="font-weight: 400;"><span style="font-weight: 400;">Universidades Acadêmicas e desafios para aproximação com a sociedade;</span></li> <li style="font-weight: 400;"><span style="font-weight: 400;">Entre outros temas relacionados.</span></li> </ul> pt-BR <p><strong>TERMO DE AUTORIA E CESSÃO DOS DIREITOS AUTORAIS</strong></p> <p><span style="font-weight: 400;">Pelo presente instrumento, o(s) autor(es), na qualidade de titular(es) dos direitos de autor sob este artigo submetido e</span><span style="font-weight: 400;">&nbsp;publicado nos </span><strong><em>Anais do I Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo</em></strong><strong> - SUCEG 2017</strong><span style="font-weight: 400;">, cedo(emos) permanentemente os direitos relativos à edição, publicação e distribuição desse trabalho, de forma impressa, bem como sua veiculação em mídia digital ou eletrônica, a inclusão no ambiente de Bibliotecas e a divulgação por meio da rede mundial de computadores (internet), tanto no Brasil como no exterior, da íntegra ou de parte das obras.</span></p> <ol> <li style="font-weight: 400;"><span style="font-weight: 400;">Declaro que este trabalho foi integralmente produzido por mim (nós), exceto nas partes claramente identificadas e devidamente referenciadas. Estou (amos) ciente (s) que a utilização de material de terceiros sem a devida citação da fonte é considerada plágio e, portanto, sujeita às sanções e punições legais, no que tange a cópia parcial ou total de obra intelectual.</span></li> <li style="font-weight: 400;"><span style="font-weight: 400;">Declaro(amos) ser responsável(is) pelo conteúdo apresentado no texto, que as opiniões emitidas são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e que a publicação não viola direitos de terceiros.</span></li> <li style="font-weight: 400;"><span style="font-weight: 400;">Declaro(amos) que a elaboração dos </span><em><span style="font-weight: 400;">Anais</span></em><span style="font-weight: 400;"> tem caráter público e, portanto, renuncio(amos) ao recebimento de qualquer remuneração pertinente aos direitos cedidos.</span></li> </ol> suceg.2017@contato.ufsc.br (Comissão Suceg) suceg.2017@contato.ufsc.br (Comissão Organizadora SUCEG) Thu, 07 Dec 2017 00:00:00 +0000 OJS 3.2.1.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 A ciência policial militar no brasil https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/8 <p>Com a inserção das Polícias Militares em título próprio da constituição federal brasileira, título este que trata da defesa do Estado e das Instituições Democráticas, as Polícias Militares com o escopo de cumprirem suas obrigações constitucionais utilizam-se do poder de polícia como instrumento para propiciar a paz social. Com a evolução da sociedade, do Estado e das Polícias Militares, urge a criação de uma Ciência Policial no Brasil. Esta Ciência Policial proporcionará o uso de diversos ramos do conhecimento científico para tornar a atividade policial militar detentora de um sólido saber policial. A atividade policial militar no Brasil, mesmo com a massificação dos meios de comunicação e das redes sociais, ainda é uma atividade desconhecida de grande parte da população. O saber policial não pode mais ser desconsiderado enquanto ciência. A Ordem Pública enquanto conceito constitucional e objetivo a ser perseguido pela polícia militar, deve ser tratada com profissionalismo e cientificidade. Torna-se imprescindível que a Polícia Militar de Santa Catarina e do Brasil venha a debruçar-se sob o desenvolvimento da ciência policial militar, inclusive nos centros de formação. O objetivo deste artigo é demonstrar que a atividade Policial Militar é dotada de cientificidade e segue critérios delineados pela Constituição Federal Brasileira. A metodologia utilizada baseou-se no método indutivo, através do qual, foi selecionado bibliografia e incorporados dados cedidos pela Polícia Militar. O Estudo da atividade policial militar de maneira científica, possibilitará o desenvolvimento da Polícia Ostensiva, novas formas de atuação, e principalmente, um melhor atendimento ao cidadão.</p> Alexandre Alberto Kleine Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/8 Tue, 05 Dec 2017 00:00:00 +0000 Ensino policial: qual o papel das atividades de leitura na formação policial? https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/56 <p>O presente artigo aborda a concepção de professores do ensino policial sobre a relevância da atividade de leitura no período de formação de policiais civis, a fim de analisar a compreensão de docentes da Academia da Polícia Civil de Santa Catarina (ACADEPOL/SC) sobre a atribuição de atividades de leitura. Trata-se de estudo qualiquantitativo em que a coleta de dados foi realizada com doze professores, por meio da aplicação de um questionário semi-estruturado. A análise dos dados coletados permitiu identificar que, apesar de os professores participantes da pesquisa partilharem da opinião sobre a importância da atribuição de leitura específica a respeito das temáticas abordadas em suas disciplinas, o emprego desse tipo de atividade é limitado, face à carga horária reduzida. A pesquisa também apontou que os professores investigados demonstraram compreender e acreditar no importante papel da leitura no processo de formação de policiais civis catarinenses.</p> Márcia Cristiane Nunes-Scardueli Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/56 Tue, 05 Dec 2017 00:00:00 +0000 Formação policial: primeiras alunas da Academia da Polícia Civil de Santa Catarina https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/46 <p>O artigo aborda a formação das primeiras alunas que frequentaram os Cursos de Formação da Academia de Polícia Civil de Santa Catarina -&nbsp; Acadepol/SC entre os anos de 1967-1977. &nbsp;A pesquisa qualitativa, tendo como campo privilegiado as mulheres policiais e sua formação nos cursos de ingresso na profissão, baseada em documentos e entrevistas com oito alunas que ingressaram na Polícia Civil entre os anos de 1967 a 1977. Os dados analisados demonstraram situações significativas nas relações de gênero que perpassam pelo Curso de Formação e pelo ingresso na profissão policial. Conclui-se que mesmo reconhecendo as práticas discriminatórias nas relações de gênero na Polícia Civil, essas mulheres policiais não fizeram o enfrentamento diante das desigualdades, mas encontraram formas de sobreviver, criando subterfúgios para lidar com a cultura masculina. Por outro lado, a presença feminina na instituição policial contribuiu para ressignificar as relações de gênero: quer nos Cursos de Formação, quer nas trajetórias profissionais.</p> Maria Aparecida Casagrande Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/46 Tue, 05 Dec 2017 00:00:00 +0000 Análise quanto a aplicabilidade da gestão por competências na promoção por mérito de oficiais da Polícia Militar de Santa Catarina https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/59 <p><em>Objetivo: </em>O presente artigo tem a finalidade de analisar a aplicabilidade da gestão por competências na promoção por mérito de Oficiais da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). Tal análise justifica-se na necessidade de readequar à sistemática de avaliação de desempenho da instituição, tornando o processo mais justo e atual, alcançando, assim, padrões de excelência na gestão de pessoas que impactarão diretamente nos resultados organizacionais.</p> <p><em>Design/Metodologia/Abordagem: </em>A pesquisa foi desenvolvida utilizando o método dedutivo, tendo como técnica de pesquisa a bibliográfica e exploratória. Esta metodologia propiciou ao pesquisador comparar como atualmente se processam as promoções por mérito de Oficiais da PMSC, com as diretrizes da gestão por competências e atuais sistemáticas de avaliação de desempenho.</p> <p><em>Resultados: </em>Concluiu-se que a gestão baseada em competências é perfeitamente aplicável aos ditames que norteiam a promoção por mérito de Oficiais, pois se concilia aos princípios da hierarquia e da disciplina que regem as instituições militares. Contudo, a aplicação no âmbito da PMSC carece de uma profunda reformulação em seus critérios de avaliação de desempenho, bem como em sua sistemática de processamento.</p> <p><em>Originalidade/valor: Os grandes gestores da PMSC são os Oficiais e através deles que a instituição toma as suas decisões estratégicas de forma a interferir diretamente na prestação de serviços junto à sociedade. O presente artigo traz uma visão atual acerca da gestão de pessoas por competências como forma de alcançar resultados institucionais de excelência.</em></p> Francisco Otávio Lemos da Cunha, Giovanni Cardoso Pacheco Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/59 Tue, 05 Dec 2017 00:00:00 +0000 A interveção psicopedagógica na educação para o trânsito dentro e fora do ambiente escolar https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/42 <p>O presente artigo objetiva trazer um olhar crítico sobre fatores epistemológicos, éticos e culturais da educação para o trânsito. A violência no trânsito já é um problema social que causa prejuízos diversos para a sociedade brasileira. Muitos acidentes são causados por falhas humanas, isto é, os acidentes acontecem, em sua maioria, como consequência direta de comportamentos inadequados de motoristas e pedestres. A Educação para o trânsito não tem sido aplicada eficazmente para reduzir a violência no trânsito. A prática psicopedagógica pode ser um instrumento importante para maximizar a eficácia da educação para o trânsito como instrumento capaz de promover aprendizagem efetiva provocando a mudança de comportamento necessária para construção de um trânsito seguro. A legislação em vigor não prioriza a educação para o trânsito. A metodologia de pesquisa utilizada nesta obra é, quanto a sua natureza, uma pesquisa aplicada, pois objetiva gerar conhecimentos para aplicações práticas dirigidas à solução de problemas específicos e, quanto aos procedimentos técnicos, é uma pesquisa bibliográfica e documental, elaborada a partir de material já publicado, como livros, artigos, periódicos, Internet, etc; e também documentos que ainda não receberam tratamento analítico.</p> Lucio Araujo Fernandes Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/42 Tue, 05 Dec 2017 00:00:00 +0000 Educação, inovação e tecnologia: um protótipo interativo para relação família e escola e segurança de estudantes https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/52 <p><em>Este trabalho tem por objetivo apresentar um protótipo interativo de um aplicativo para aparelhos móveis que possa relacionar família e escola e promover a segurança de estudantes.&nbsp;</em><em>Realizou-se uma pesquisa bibliográfica exploratória &nbsp;a respeito de inovações tecnológicas na educação, bem como entrevista com pais de estudantes e funcionários de diferentes escolas para analisar a viabilidade de tal criação.</em><em>&nbsp;Por fim, assim como a positividade passada pelos pais de alunos que entendem que a tecnologia é uma inovação para a educação e de grande importância na prevenção de violência e relacionamento entre família e escola.&nbsp;</em><em>O aplicativo se encontra no momento em fase de desenvolvimento da programação para futuramente ser disponibilizado.&nbsp;</em><em>O artefato mostra-se de grande importância tanto para a escola, como para a família, e para toda sociedade. Uma opção para combater a falta de segurança que atinge até mesmo as escolas, local onde educa-se para práticas de segurança e combate à violência.</em><em>&nbsp;O artefato se mostra inovador com originalidade na ideia e um grande valor social, haja vista que, o mesmo busca combater a violência e promover segurança e bem-estar por meio da prevenção.</em></p> Alix Ribeiro Silva, Guilherme Henrique Teixeira Duarte, Olga Yevseyeva Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/52 Tue, 05 Dec 2017 00:00:00 +0000 Sobrevivência Policial na folga e no trabalho: uma questão de segurança pública https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/33 <p>No presente trabalho, apresenta-se, no primeiro momento, um estudo com dados estatísticos sobre a grande quantidade de morte de policiais no Brasil. Observa-se que policiais são assassinados cerca de três vezes mais fora do serviço do que no trabalho. Os Cursos de Formação Policial (CFP) e os Cursos de Capacitação Continuada (CCC) não preparam, devidamente, os servidores para os períodos em que estiverem de folga. O objetivo do trabalho é estudar a importância da inclusão da disciplina de Sobrevivência Policial nos Cursos de Formação Policial e nos Cursos de Capacitação Continuada no âmbito das Instituições de Segurança Pública a fim de reduzir, significativamente, o número de mortes de policiais. Esta pesquisa utiliza o método bibliográfico e se baseia no livro Autodefesa: Contra o crime e a violência – Um guia para Civis e Policiais do Agente de Polícia Federal Humberto Wendling Simões de Oliveira. Na segunda etapa, apontam-se algumas deficiências nos CFPs e nos CCCs e é feita uma abordagem sobre aspectos pedagógicos do ensino nas corporações de segurança pública. Posteriormente, apresenta-se o que seria ensinado na disciplina de “Sobrevivência Policial” tanto na parte teórica quanto no treinamento prático operacional e cita a importância da prevenção para a preservação da vida dos policiais. Conclui-se que precisam ser tomadas medidas urgentes e eficientes para reduzir, drasticamente, o número de policiais assassinados, tanto em serviço quanto fora dele. A responsabilidade da preservação da vida do policial é solidária entre ele e o Estado.</p> Fernando Beuren Araujo Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/33 Tue, 05 Dec 2017 00:00:00 +0000 Fluxo de desenvolvimento de materiais didáticos digitais para uma plataforma de conteúdos educacionais:experiência SEAD/UFSC https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/28 <p>Este artigo tem como objetivo relatar o fluxo de desenvolvimento de materiais didáticos (hipermídias), inseridos em uma plataforma de autoformação voltada para o ensino à distância sobre a temática “álcool e drogas”. O cenário de produção é composto por um contexto de trabalho colaborativo, contando com equipes multidisciplinares. Abordam-se questões referentes ao processo de desenvolvimento dos materiais, à organização da equipe em times (fluxo de trabalho) e ao modelo de gestão adotado. Como resultados, podemos concluir que o fluxo utilizado permite maior autonomia e participação dos sujeitos envolvidos nos processos; todavia, por ser um fluxo complexo, demanda também maior tempo para a execução de cada subdemanda.</p> Grasiele Fernandes Hoffmann, Jaqueline Ávila Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/28 Tue, 05 Dec 2017 00:00:00 +0000 Capacitação de membros de uma empresa júnior para observação da etapa de dinâmica de grupo no processo de seleção de novos membros https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/21 <p>Este artigo se refere ao relato de uma das intervenções praticadas, durante o período de estágio obrigatório, de dois alunos do curso de psicologia, em uma Empresa Júnior do curso de Controle e Automação da Universidade Federal de Santa Catarina. A intervenção em questão foi a elaboração e refinamento da etapa de dinâmica de grupo do processo seletivo da empresa, com o enfoque na capacitação dos membros participantes, como observadores, buscando torná-los aptos à favorecer um ambiente o mais neutro possível, para facilitar a espontaneidade dos candidatos ao processo seletivo durante&nbsp; a etapa, assim como preparar os membros participantes à observar adequadamente, fazendo anotações assertivas, minimizando a discrepância entre os relatos dos observadores, e possibilitando uma discussão mais coesa, que permitisse definir o perfil dos candidatos da maneira mais livre de subjetivações possível.</p> Francisco Fialho, Carlos Augusto Remor, Márcio Pinheiro Queiroz Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/21 Tue, 05 Dec 2017 00:00:00 +0000 Capacitação docente semipresencial para docentes de escolas básicas da rede pública https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/7 <p>O uso de tecnologia em aula estimula o desenvolvimento da linguagem e o pensamento lógico.&nbsp;Porém, muitos professores tornam-se receosos&nbsp;em relação ao uso de tecnologias em aula por não possuírem&nbsp;tanto conhecimento de&nbsp;na área quanto seus alunos.&nbsp;Desta forma, o presente relato de experiência possui como objetivo apresentar um estudo de caso abordando a aplicação de um curso de capacitação docente semipresencial para uma rede de docentes de seis escolas públicas na região do extremo sul do estado de Santa Catarina. O trabalho foi realizado através das ações do projeto “Promovendo a inclusão digital em escolas de Educação Básica da rede pública a partir da integração de tecnologias inovadoras de baixo custo no ensino de Ciências Naturais e Exatas”, desenvolvido desde 2008 pelo Laboratório de Experimentação Remota (RExLab), da Universidade Federal de Santa Catarina.&nbsp;Entre as ações deste projeto se encontram capacitação docente mediante dois eixos: formativo, onde docentes são tutorados através de cursos semipresenciais via MOODLE acerca da integração do uso de tecnologia aplicada à sala de aula, e integrativo, momento em que docentes de fato aplicam o conteúdo em sala de aula.&nbsp;</p> Isabela Nardi Silva, Karmel Cristina Nardi da Silva, Karen Schmidt Lotthammer, Simone Meister Sommer Bilessimo, Juarez Bento da Silva Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/7 Tue, 05 Dec 2017 00:00:00 +0000 UNICAJ - Universidade Corporativa da Companhia Águas de Joinville https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/69 <p>A UNICAJ - Universidade Corporativa da Companhia Aguas de Joinville foi implementada em 2010 com o objetivo principal de promover o avanço tecnológico e qualitativo da Companhia, através do desenvolvimento das pessoas. Pesquisas internas e externas deram credibilidade ao projeto, que se tornou realidade com a concessão de cursos dentro e fora da empresa, inclusive com a oferta de bolsas de estudos para cursos de média e longa duração. Como resultados, é possível verificar a melhoria na qualidade dos serviços prestados pela Companhia, bem como o reconhecimento das pessoas pela satisfação em receber este benefí­cio.</p> Adriana Falcão Loth, Vilson Rieck, Tania Regina Corrêa Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/69 Tue, 05 Dec 2017 00:00:00 +0000 Curadoria Digital na Educação Corporativa: o caso da Jornada de Desenvolvimento Pessoal na UFPR (1999-2009) https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/79 <p><span style="color: black;">A “Jornada de Desenvolvimento Pessoal na UFPR (1999-2009)” foi um Projeto de Educação Corporativa desenvolvido no âmbito da Universidade Federal do Paraná, na cidade de Curitiba, nos anos de 1999 a 2009. As ações de educação que integravam o projeto foram idealizadas a partir da necessidade de criação de um espaço que contribuísse para reflexões, debates, vivências, trocas de experiência e aprendizagens dos servidores da Universidade. Ao refletirmos sobre a relevância do conhecimento gerado, os resultados obtidos e o recente aumento na busca de modelos holísticos de formação dos servidores, surgiu a necessidade de resgatar os conhecimentos produzidos, por meio da seleção, organização e re-significação dos conteúdos. </span>Assim, a pesquisa teve como objetivo r<em>efletir sobre a relevância do</em> compartilhamento do fluxo informacional gerado durante as ações e projetos de educação corporativa, assim como proporcionar uma análise crítica sobre a utilização da curadoria digital, em sua dimensão educativa, para organizar e tornar acessível os conhecimentos gerados nas ações de capacitação e desenvolvimento.</p> Juliana C. Garcia, Maria Rita Michalski Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/79 Tue, 05 Dec 2017 00:00:00 +0000 Gestão de pessoas: lições aprendidas com o caso da Códice Engenharia https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/34 <p>A empresa Códice Engenharia Pesada é uma empresa nacional representante exclusiva para Santa Catarina e Paraná das grandes empresas fabricantes de equipamentos nos seguimentos de Mineração e Pavimentação Asfáltica. Fundada em janeiro de 1994, tendo como principal objetivo atender o mercado de máquinas e equipamentos para os estados de Santa Catarina e Paraná. Encontra-se com alguns problemas relacionados à gestão de pessoas e para isso contratou uma consultoria especializada que efetuou contratações na área comercial e no departamento técnico, porém elas não foram duradouras como se esperava. Os contratados não passaram por uma integração detalhada para entender o funcionamento correto da empresa, o que gerou problemas diversos e novas demissões. O resultado foi uma sobrecarga de trabalho e desvio de função. Além disso, a empresa não considera importante a capacitação dos colaboradores, que têm buscado conhecimentos com recursos próprios. Este relato de experiência deixa claro que a falta de regras, de estrutura e diretrizes bem definidas pela gestão e a gestão propriamente dita, prejudica muitas vezes de forma irreversível os colaboradores e a própria instituição, isso afeta diretamente no relacionamento interpessoal, no bom andamento dos números financeiros da organização.</p> Glauco Medeiros Borges, Fernanda Kempner-Moreira Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/34 Tue, 05 Dec 2017 00:00:00 +0000 A metodologia da autogestão como exercício coletivo de construção da autonomia em contexto escolar: uma proposta para o desenvolvimento de competências em grupos https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/72 <p>O presente relato de experiência foi realizado durante o ano letivo de 2010 em um colégio privado na cidade de Florianópolis com quatro turmas, respectivamente duas no sexto e no sétimo ano do Ensino Fundamental II. O contexto que originou a elaboração da metodologia da Autogestão foi uma queixa da organização escolar com relação à indisciplina dos estudantes dessas turmas. A metodologia criada é composta de duas partes, ambas com o objetivo de implicar os estudantes na solução das dificuldades apresentadas na queixa escolar. A primeira parte consiste na aplicação de um questionário e no retorno das respostas tabuladas à turma, seguida de um debate. A segunda parte envolve a criação coletiva de regras básicas de convivência para cada turma, realizada pelos próprios estudantes, a partir da discussão e reestruturação das normas do regimento interno do colégio. A metodologia foi avaliada como bem-sucedida. O resultado é que os estudantes realmente se engajam no processo e se tornam "lembradores" das regras básicas de convivência, aumentando o tempo útil das aulas e diminuindo as medidas de correção e necessidade de punição dos professores. Foram listados dez resultados obtidos com o processo e dois riscos a serem observados. Os autores acreditam que esta metodologia de resolução de problemas concretos da realidade escolar vai ao encontro do desenvolvimento de competências e habilidades que o cidadão do século XXI necessita para trabalhar e se desenvolver em contextos profissionais.</p> <p><strong>Palavras-Chave:</strong> Desenvolvimento Humano; Desenvolvimento Escolar; Autogestão; Competências Pedagógicas; Competências Organizacionais</p> Luciana Machado Schmidt, Naiara de Lima Medeiros, Francisco Antonio Pereira Fialho Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/72 Tue, 05 Dec 2017 00:00:00 +0000 Universidade Acadêmica e Universidade Corporativa no desenvolvimento de competências docentes para a instrutoria https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/47 <p>A Sociedade do Conhecimento tem sido potencializada pelo avanço das tecnologias digitais, e, neste contexto, os processos sistematizados de ensino e de aprendizagem têm sido uma condição&nbsp;<em>sine qua non</em>&nbsp;para que os indivíduos e as organizações aprendam.&nbsp;&nbsp;Este relato de experiência tem por objetivo apresentar como tem se desenvolvido&nbsp;as competências docentes de&nbsp;instrutores do&nbsp;Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul),&nbsp;colaboradores do próprio quadro da instituição.&nbsp;Esse&nbsp;processo formativo&nbsp;ocorre a partir da parceria entre&nbsp;a&nbsp;Universidade Corporativa do Banrisul&nbsp;e&nbsp;a Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS), tendo como foco&nbsp;a reflexão a cerca do papel da docência e das práticas pedagógicas que correspondam às necessidades contemporâneas, relacionando&nbsp;esses aspectos à integração dos mundos do ensino e do trabalho. O manuscrito configura-se como qualitativo. Para a análise dos dados, obtidos por meio de questionários, adota-se a metodologia tempestade de luz, buscando compreender como se dá o desenvolvimento das competências docentes para uma atuação qualificada dos instrutores do contexto corporativo. A análise permitiu perceber o entendimento e o interesse crescente, por parte dos indivíduos envolvidos, na capacitação e no desenvolvimento de competências pedagógicas; a reflexão acerca do significado de avaliação e da aplicação de exames avaliativo; a compreensão do uso de linguagem verbal ou não verbal; a busca pelo aprimoramento na&nbsp;aplicação de técnicas didáticas e recursos digitais. Verifica-se que a importância do instrutor em desenvolvimento ser sujeito da experiência no aprendizado está em perceber o significado de suas vivências e o reflexo sobre suas técnicas, favorecendo o desenvolvimento dos saberes dos alunos, no caso, dos colegas da instituição.&nbsp;</p> Marta Silva Neves, Robson Ferreira Borba, Ederson Luiz Locatelli Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/47 Tue, 05 Dec 2017 00:00:00 +0000 Órgãos de educação corporativa das procuradorias gerais dos Estados e do Distrito Federal: Um relato inicial https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/71 <p><em>Objetiva o presente artigo traçar o perfil organizacional dos Centros de Estudos e Escolas que compõem as Procuradorias Gerais dos Estados e do Distrito Federal, partindo de sua caracterização como Escolas de Governo e de sua principal missão de realizar educação corporativa, analisando-se dados fornecidos pelos seus dirigentes.&nbsp; Embora sem obter todas as informações que permitissem visualizar o nível de influência das ações desses órgãos para a capacitação dos quadros funcionais das Procuradorias, ainda assim observou-se certa identidade de funções institucionais, não obstante discrepâncias importantes da amplitude de atuação. Com este estudo, inicia-se a investigação da gestão da educação corporativa dos órgãos da advocacia pública estadual, passando-se a estuda-la para fins de avaliação educacional, aprimoramento do seu modelo institucional e consequente fortalecimento de seu papel do seu gestor como fornecedor de instrumental para a modernização das funções finalísticas. </em></p> Alzemeri Martins Ribeiro de Britto Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/71 Tue, 05 Dec 2017 00:00:00 +0000 Desafios da Escola de Administração Pública do IMAP: implementação de Cursos de Pós-Graduação https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/22 <p>O trabalho apresenta os desafios enfrentados pela Escola de Administração Pública de Curitiba (EAP) para se credenciar junto ao sistema estadual de ensino para ofertar cursos próprios de Pós-Graduação <em>Lato Sensu</em> na área da Administração Pública.</p> Claudia Aparecida Savi, Fernanda Schaefer Rivabem, Janete Raquel Rodrigues, Larissa Dorneles Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/22 Tue, 05 Dec 2017 00:00:00 +0000 Educação ambiental: projeto “Boto Flipper vai pra escola” https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/26 <p>A pesca artesanal com auxílio dos botos (pesca cooperativa) acontece com grande expressividade no município de Laguna, que mantém forte vínculo tradicional e de conhecimentos específicos entre pescadores e botos (Tursiops truncatus). Os botos foram reconhecidos pelo município como patrimônio&nbsp; natural e também são símbolos da capital nacional dos botos pescadores, reconhecida pelo governo federal. Apesar dos esforços em difundir a pesca cooperativa, não existe na cidade de Laguna nenhum direcionamento pedagógico para a educação ambiental utilizando os botos. A utilização de espécies bandeira são um dos principais veículos para abordar os demais problemas ambientais e sociais, tanto através do ensino formalizado nas escolas, quanto em ambientes informais. Através dessa lacuna é que as ações de trabalhos voluntários de instituições de ensino, e organizações não governamentais conseguem suprir parcialmente essas demandas. Esse trabalho foi executado em 11 escolas públicas da cidade de Laguna, atendendo um total de 281 crianças. O trabalho foi realizado através do estímulo da contação da história e das imagens do livro “Os Botos e a Pesca Cooperativa na cidade de Laguna”, reforçando os saberes culturais da pesca e as estratégias para conservação dos ecossistemas, através de atividades lúdicas. Pôde-se perceber que o desenvolvimento das atividades realizadas fortaleceram o vínculo com as escolas e que o imaginário infantil reforça as ações de transformação da realidade local, onde a contação de histórias, associadas às explicações da pesca cooperativa e a dramatização envolvem as crianças para a transformação do senso comum.</p> Arnaldo D'Amaral Pereira Granja Russo, Sther Gonçalves Pessoa, Laura Caetano Sinfrônio, José Antônio da Silva Santos Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/26 Tue, 05 Dec 2017 00:00:00 +0000 Gestão de Conhecimento: reflexões para mudanças na prática docente https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/45 <p>Abstract: This paper presents an experience report from the course entitled "Theoretical and Methodological Foundations for Teaching-Learning in Astronomy: Educators' Training", a Proposal for University Extension of the Federal University of Latin American Integration (Unila), and offered, to the public school network, by the Itaipu Technological Park (PTI) Astronomical Pole, Foz do Iguaçu, Paraná, Brazil. It aims to stimulate the management of knowledge in teaching-learning in Astronomy, through reflections for changes in teaching practices aiming at teaching with quality and autonomy. The results obtained in seven years demonstrate that the course supplies the lack in the training of teachers and the needs for the teaching of Sciences, through astronomy, a structuring content, based on the Curricular Guidelines for the first cycle schools of Elementary School ( 1st to 4th year) in the municipalities of the West region of Paraná; in the Curricular Guidelines of the State of Paraná for the second cycle of Elementary School (6th to 9th year), in the discipline of Sciences; and in the National Curricular Parameters for High School. Between 2010 and 2017, the course was taught to 58 classes, with professionals working in Basic Education, totaling 1,400 certified educators. In order for the training to not be purely content, multimedia, softwares, simulators, representations, videos, articles, didactic models, practical activities and new tools were introduced so that communication could take place in an interactive, dialogical, investigative, reflexive and humanist.could take place in an interactive, dialogical, investigative, reflexive and humanist.</p> <p>&nbsp;Keywords: Knowledge. Practices. Reflection. Astronomy.</p> Ana Maria Pereira, Janer Vilaça, Marcos Daniel Longhini Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/45 Tue, 05 Dec 2017 00:00:00 +0000 Gestão de ferramentas de comunicação em projeto de educação a distância por meio da gestão de design https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/27 <p>Este relato de experiência objetiva descrever como ocorre a gestão da comunicação de um projeto voltado para a oferta e desenvolvimento de formações na modalidade a distância (EAD), considerando que esse processo é planejado e implementado com a utilização de estratégias de gestão de design. Tal projeto conta com o trabalho de uma equipe multidisciplinar de produção, formada por aproximadamente 50 integrantes, entre bolsistas (graduandos e pós-graduandos) e profissionais (da academia e do mercado de trabalho), com experiência nas áreas de EAD e Álcool e outras Drogas, além das expertises advindas de cada área.<br>Sendo assim, o relato perpassa o trabalho dessa equipe, que possui tarefas multidisciplinares, trabalha em horários alternados e necessita de diferentes ferramentas de gerenciamento para garantir o bom andamento das demandas e a qualidade final dos materiais desenvolvidos.</p> Jaqueline Ávila, Giselle Schmidt Alves Díaz Merino Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/27 Tue, 05 Dec 2017 00:00:00 +0000 Integralidade e interdisciplinaridade na promoção da saúde e da cidadania https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/19 <p>Esse manuscrito trata de ação educativa por meio de exibição de filmes nacionais com recursos de acessibilidade e tecnologias assistivas, com o propósito de sensibilizar colaboradores do Banrisul e comunidades locais para a acessibilidade de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, promovendo a igualdade e democratização ao acesso a espaços e serviços. Caracteriza-se por trabalho de campo com a participação de mobilizadores de cada localidade. De 2016 até agosto de 2017, o público foi de 2.115 pessoas em vinte exibições no RS.&nbsp;A integralidade e a interdisciplinaridade favorecem práticas que impulsionam protagonismo e cidadania, que nesta experiência revelam-se por meio do cuidado em formar e envolver a rede local; no compartilhar a evolução, levando ao engajamento dos profissionais e das instituições; no fortalecer&nbsp;parcerias institucionais,&nbsp;revisando papéis e atribuições; nos reflexos percebidos em processos internos do Banrisul.&nbsp; O relato demonstra que os desafios e obstáculos que são vivenciados nos aspectos de saúde, educação, psicologia, sociologia, economia, político, entre outros, exigem complexidade no pensar e no encontrar soluções, confrontando as pessoas cada vez mais com a união entre as unidades e multiplicidade, exigindo&nbsp; tratar problemas especiais com a mobilização de conhecimentos e competências de forma conjunta, como um processo de construção de aprendizado da equipe, servindo de base para experiências futuras.</p> Marta Silva Neves, Rafael Martins dos Santos Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/19 Tue, 05 Dec 2017 00:00:00 +0000 Programa Tertúlia jornada de desenvolvimento pessoal para policiais militares do Paraná 13BT https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/43 <p>A Jornada de Desenvolvimento Pessoal é um percurso de aprendizagem sobre si e&nbsp;o mundo,&nbsp;com foco nas várias dimensões humanas&nbsp;(bio-psíquico-sócio-ambiental-espiritual).&nbsp;&nbsp;Até hoje, a&nbsp;<em>jornada</em>&nbsp;faz parte do Programa Tertúlia, um programa integrado e transdisciplinar de educação para a vida. A edição elaborada para a Policia Militar PM/PR foi resultado do aprimoramento de várias edições anteriores.&nbsp; Foi realizada para o 13 Batalhão de Policia Militar do Paraná. Como demonstram relatórios e documentos<em>,&nbsp;</em>os objetivos foram atingidos e consistiram em proporcionar espaço de reflexão e vivência, onde foram trabalhadas as questões para desenvolvimento pessoal integrado.&nbsp;&nbsp;Resultando em&nbsp;ações para melhoria da qualidade de vida dos policiais e suas famílias, refletindo diretamente no trabalho prestado por eles, para a população.</p> Maria Rita Michalski Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/43 Tue, 05 Dec 2017 00:00:00 +0000 Identificando oportunidades para a interação defesa- indústria-academia https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/36 <h1>&nbsp;</h1> <p>O conceito de inovação, nas últimas décadas deixou de ser aplicado somente a produtos e passou a uma significância mais ampla envolvendo processos e serviços em todos os segmentos de mercado. Isso faz com que seja necessário abordar novas formas de produzir, aplicar e distribuir o conhecimento, como também novas formas de parcerias entre os atores da sociedade. Essas parcerias, em muitos casos, envolve os três setores da sociedade civil, sendo representada, neste ato, pelo Governo, Academia e a Indústria. Este modelo de parceria denomina-se "Tríplice Hélice" e esse termo foi cunhado por Henry Etzkovitz, em meados dos anos 1990.</p> <p>Essa estrutura de relacionamento tem como proposta central que o crescimento econômico futuro não seja dependente apenas de ciclo de inovações, mas também de uma estrutura para a inovação que propicie a pesquisa básica e a aplicada de forma mais próxima (Etzkowitz, 2002; Etzkowitz, 2008).</p> <p>No estudo aqui apresentado, o Governo é representado pelo Exército Brasileiro, uma das três Forças Armadas do Brasil, responsável (externamente) por defender o país e (internamente) por garantir a lei, a ordem e os poderes constitucionais. Nesta hélice eles são motivados pelos desafios do Século XXI, em pleno desenvolvimento, buscando novas tecnologias, bem como a capacitação de profissional (Exército Brasileiro, 2017). Neste contexto atuam como demandante de diversos serviços, nos mais variados setores da economia e possível fomentador das novas parcerias.</p> <p>A Academia é representada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A UFSC tem sede em Florianópolis/SC e campi em outros quatro municípios, sendo: Araranguá, Curitibanos, Joinville e Blumenau. Atende a um público de aproximadamente 50 mil pessoas, entre estes estão os docentes, técnicos e discentes que juntos a fazem a nona melhor universidade na classificação da América Latina (UFSC, 2017). Esta hélice atua como criação, geração e compartilhamento do conhecimento por meio de pesquisadores capacitados, tendo como foco a aplicabilidade desse conhecimento gerado para o desenvolvimento social e econômico.</p> <p>O terceiro ator dessa hélice é a indústria, neste cenário, representada pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) criada em 1950 e localiza-se em Florianópolis -SC. Conta com mais de 50 mil empresas parceiras e 800 mil pessoas, que juntos são responsáveis por um terço da riqueza gerada no estado de Santa Catarina (SC). É integrada pelas seguintes instituições: Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Instituto Evaldo Lodi (IEL) e Centro das Indústrias do Estado de Santa Catarina (CIESC) (FIESC, 2017). Apresenta alta tecnologia para o desenvolvimento de produtos e com suporte a pesquisa. Neste relato técnico a FIESC é representada pelo SENAI.</p> <p>As instituições constituintes da tríplice hélice unem esforços em todas as etapas do processo produtivo, neste sentido se reuniram para discutirem oportunidades de interação e futuras parcerias. O presente relato técnico visa apresentar o “1º Seminário de Tecnologia e Inovação – Oportunidade para a Indústria, Defesa e Academia”, que ocorreu em abril de 2017, na cidade de Florianópolis-SC. Esse seminário foi realizado em parceria com Exército Brasileiro, UFSC e FIESC, com o objetivo de estreitar os laços entre essas instituições e consolidar o modelo da tríplice hélice.</p> <p>Após essa seção de introdução, este relato técnico conta com a sessão de percurso metodológico, seguida pela apresentação do relato e discussão dos resultados do seminário. Finalmente, são apresentadas as considerações finais e as referências utilizadas.</p> Evelin Priscila Trindade, Marilei Osinski, Aline de Brittos Valdati, Marcia Aparecida Prim, Patricia de Sá Freire Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/36 Tue, 05 Dec 2017 00:00:00 +0000 Programa de estágio de Pós-Graduação em Direito (PEPGD): breve relato da experiência da PGE-BA https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/60 <p>Relata brevemente a experiência da Procuradoria do Estado da Bahia de instituir, por meio da gestão de projetos, o Programa de Estágio de Pós-Graduação em Direito (PEPGD) e, como isto, além de fazer criar a Escola Virtual da PGE, potencializou vários produtos de educação corporativa que, compartilhados, ampliaram o público alvo destas atividades para atingir os servidores do órgão e das demais secretarias de Estado.</p> Alzemeri Martins Ribeiro de Britto, Maria Letícia Andrade Macedo Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/60 Tue, 05 Dec 2017 00:00:00 +0000 Princípios utilizados no processo de intervenções em bairros com redes de vizinhos https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/75 <p>Trata-se de um modelo de melhorias na área de engenharia, arquitetura e infraestrutura em geral nos locais onde há Redes de Vizinhos da PMSC. O método aplicado foi o IARA (GOLDSTEIN, 1990) e realizado através da produção de um Projeto de Intervenção elaborado pela 3ª Seção do 28º Batalhão de Polícia Militar, na cidade de Laguna/SC. O local escolhido foi a Rede de Vizinhos do Bairro Jardim Juliana no ano de 2017 e obteve-se excelentes resultados no que tange a aproximação da Instituição com a comunidade e na resolução de problemas do bairro.&nbsp;</p> Evandro dos Passos Farias, Peterson do Livramento Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/75 Tue, 05 Dec 2017 00:00:00 +0000 Comunicação em projetos: um caso na PRF https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/32 <p>Trata-se de relato apresentando relato de experiência em um projeto de grande porta da PRF, com ênfase no Gerenciamento da comunicação.</p> Adirlei Hiroshi Kabutomori Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/32 Wed, 06 Dec 2017 00:00:00 +0000 A experiência da constituição da rede de vizinhos no sul da ilha de Santa Catarina https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/57 <p>Trata-se do relato de experiência da constituição da rede de vizinhos no sul da Ilha de Santa Catarina. Nos últimos 30 anos a população de Santa Catarina aumentou significativamente, o que trouxe um correspondente aumento nas estatísticas criminais. Ao contrário do que se espera, o contingente policial militar nesse cenário diminuiu, como também o aporte de recursos financeiros. Fatos criminais como os furtos à residências provocam muito impacto na sensação de segurança da população. Dessa forma, haveria possibilidade de abordar o problema com menos recursos e mais demandas? O relato de experiência mostra como o uso criativo da tecnologia e mudanças em processos simples e acessíveis permitiu dar uma resposta satisfatória ao referido problema dos furtos.&nbsp;</p> Caio Espíndola Miranda, Dorzeli Trzeciak, Rudolf Fischer Günther Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/57 Wed, 06 Dec 2017 00:00:00 +0000 Cadeia de Valor proposta pelo Modelo de Universidade Corporativa em Rede https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/74 <p>Objetivo: compreender a Cadeia de Valor, os objetivos e diretrizes do Modelo UCR e propor um desenho de Cadeia de Valor que atenda ao Modelo UCR, facilitando a visualização dos processos de T,D&amp;E e seu alinhamento ao modelo.<br>Design/Metodologia/Abordagem: Para tal, foi realizada uma pesquisa teórica, de fins exploratório descritivo, por meio de uma revisão bibliográfica.<br>Resultados: À luz do Modelo UCR, defendeu-se que o macroprocesso de T,D&amp;E deva se estruturar em uma cadeia de valor, envolvendo seis etapas distintas, porém sequenciais, interativas e complementares: recepção; seleção; priorização e proposição; planejamento; execução e oferta; e avaliação.</p> Patricia de Sá Freire, Fernanda dos Santos, Solange Maria da Silva Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/74 Mon, 04 Dec 2017 00:00:00 +0000 Letramento digital e as práticas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/11 <p>O presente artigo tem por objetivo argumentar sobre o letramento alfabético e o letramento digital, influenciando novas características da comunicação e formação de professores. Apresentaremos um estudo de um caso com análise de conteúdo de Bardin (2016) sobre a prática e uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) no ensino presencial. Enquanto resultados, verificamos sobre a vontade que os professores têm de serem inseridos digitalmente na ferramenta AVA e da necessidade de cursos de formação com foco na prática de sala de aula do ensino presencial da educação básica. A originalidade da presente proposta encontra-se pautada na escassez de pesquisas sobre a formação continuada do professor da educação básica para o uso do AVA na rede pública de educação.</p> Glaucia da Silva Brito, Mayara Quadros de Andrade Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/11 Mon, 04 Dec 2017 00:00:00 +0000 Educação corporativa: o papel do e-learning https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/44 <p>Tendo por principal objetivo a abordagem do E-Learning e sua relevância no cenário organizacional, este artigo foi realizado exclusivamente a partir da pesquisa bibliográfica. De modo geral, o E-Learning se configura na adoção de práticas de gestão do conhecimento aliado ao uso de ferramentas de aprendizado baseado na Educação à Distância (EAD), considerando a presença cada vez mais constante das tecnologias no cotidiano social e, consequentemente, organizacional. Deste modo, busca-se identificar características e a evolução da EAD, bem como demonstrar a relevância da qualificação profissional como um dos fatores que auxiliam na gestão do capital humano das empresas. Considerando a qualificação profissional como um fator que permite a competitividade da empresa no mercado em que atua, faz-se importante conceber ferramentas tecnológicas capazes de promover esta qualificação; dentre elas, destaca-se o E-Learning.</p> Luiz Augusto Markoski Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/44 Mon, 04 Dec 2017 00:00:00 +0000 Os fatores que influenciam a promoção do desenvolvimento da consciência e que impactam no desempenho da liderança e nos resultados organizacionais https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/54 <p>O objetivo deste artigo é construir um mapa das pesquisas sobre o desenvolvimento da liderança e o desenvolvimento do adulto, com vistas a identificar quais os principais fatores que influenciam na promoção do desenvolvimento da consciência e que impactam na eficácia da liderança e nos resultados organizacionais. Para tanto, foi efetuado um levantamento nas bases de dados <em>Web</em> os Science, Scopus, EBSCOHost e SciElo. Tendo em vista que de acordo com a teoria desenvolvimentista construtivista, líderes que apresentam maior desenvolvimento de consciência são líderes mais eficazes, foram analisadas as seguintes dimensões nos artigos selecionados: relação entre o desenvolvimento da consciência e educação, idade, personalidade, desafios de vida, estabilidade da consciência e ambiente. Foi possível concluir: a) há uma relação positiva entre o desenvolvimento da consciência e a personalidade, os desafios de vida, a estabilidade da consciência e o ambiente; b) foram encontrados achados nos quais há divergência de entendimentos se a educação e determinada idade promovem o desenvolvimento da consciência.</p> Isabella Bertoncini, Cristiano Jose Castro de Almeida Cunha Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/54 Mon, 04 Dec 2017 00:00:00 +0000 As disciplinas de liderança dos cursos de mestrado em gestão pública de universidades americanas https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/39 <p>Objetivo: Construir um mapa das pesquisas sobre o desenvolvimento da liderança e o desenvolvimento do adulto, com vistas a identificar quais os principais fatores que influenciam na promoção do desenvolvimento da consciência e que impactam na eficácia da liderança e nos resultados organizacionais<br>Design/Metodologia/Abordagem: Pesquisa qualitativa, revisão integrativa, levantamento nas bases de dados Web os Science, Scopus, EBSCOHost e SciElo.<br>Resultados: a) há uma relação positiva entre o desenvolvimento da consciência e a personalidade, os desafios de vida, a estabilidade da consciência e o ambiente; b) foram encontrados achados nos quais há divergência de entendimentos se a educação e determinada idade promovem o desenvolvimento da consciência.<br>Originalidade/valor: foi identificado um gap de pesquisa sobre a correlação entre desenvolvimento de liderança e desenvolvimento do adulto nos estudos de Day et al. (2014), que trata de um estado da arte sobre estudos realizados sobre desenvolvimento de líder e liderança nos últimos 25 anos.</p> Isabella Bertoncini, Cristiano José Castro de Almeida Cunha Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/39 Mon, 04 Dec 2017 00:00:00 +0000 Distinções entre liderança compartilhada e distribuída https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/15 <p><strong><em>Objetivo:</em></strong> <em>caracterizar as abordagens denominadas de liderança compartilhada e liderança distribuída, distinguindo-as. Tal diferenciação faz-se necessária pelo uso indiscriminado e indevido desses termos: ora tratando-os como sinônimos ou como um simples adjetivo de liderança, ora atribuindo indisciplinadamente cada abordagem a quaisquer situações. </em></p> <p><em><strong>Design/Metodologia/Abordagem:</strong> Utilizou-se da revisão integrativa, com a pergunta norteadora “qual a diferença entre as abordagens denominadas liderança compartilhada e liderança distribuída?”. Foram pesquisadas três bases de dados (SCOPUS, Web of Science/Scielo e EBSCO), com os descritores “distributed leadership” e “shared leadership”.</em></p> <p><em><strong>Resultados:</strong> verificou-se que há inconsistências na descrição de cada abordagem de liderança (compartilhada ou distribuída) a partir dos artigos analisados e que h</em>á evidências de que possuem em comum apenas o pressuposto: não apenas os executivos de topo lideram; a liderança também pode ser exercida através de toda a organização e, é dinâmica.</p> <p><em><strong>Originalidade/valor:</strong> a distinção entre liderança distribuída e liderança compartilhada contribui para o campo de estudo da liderança ao iniciar o discernimento entre esses conceitos, gerando clareza e organização. Tal distinção colabora para que as futuras pesquisas na área escolham suas abordagens mais adequada e precisamente e possam avançar em conhecimentos novos e mais consistentes.</em></p> Helen Fischer Günther, Cristiano José Castro de Almeida Cunha, Murialdo Loch, Rudolf Fischer Günther Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/15 Mon, 04 Dec 2017 00:00:00 +0000 Desenvolvimento de lideranças e coaching executivo https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/14 <p>Desenvolver lideranças é consenso entre as organizações que compreendem a importância do papel do líder para a competitividade. O <em>coaching</em> executivo apresenta-se como um processo individualizado de desenvolvimento de lideranças. Os dois termos têm inúmeras definições e aplicações, diversidade que, por vezes, atrapalha a real contribuição que essa relação pode oferecer para as organizações. Este artigo teve como objetivo investigar a relação entre desenvolvimento de lideranças e o processo de <em>coaching</em> executivo na visão dos administradores brasileiros por meio da análise de publicações na área de Administração. Foi realizada uma revisão bibliográfica sistemática pelo método de revisão integrativa. A base de dados escolhida foi a biblioteca eletrônica SPELL®, recomendada pela Anpad. Os resultados apontaram que a literatura brasileira sobre liderança e <em>coaching</em> é ampla, entretanto não apresenta profundidade em termos de conteúdo científico. Percebe-se que ainda há grande confusão na definição dos conceitos para sua efetiva utilização, e os trabalhos científicos já publicados pouco contribuem para a diminuição desta lacuna. Aparentemente os pesquisadores brasileiros não se atentaram para a relação existente entre o desenvolvimento de liderança e o processo de <em>coaching</em>. Publicar mais sobre o assunto seria de grande valia para dar suporte científico aos administradores brasileiros na integração desses processos.</p> Fernanda Kempner-Moreira, Eliane Duarte Ferreira Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/14 Mon, 04 Dec 2017 00:00:00 +0000 Análise do contraponto entre a avaliação dos liderados e a autoavaliação dos líderes https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/13 <p>Neste artigo busca-se analisar o contraponto entre a auto avaliação dos líderes de uma empresa privada e a avaliação dos seus liderados sobre as mesmas questões que envolvem seus comportamentos e atitudes. A pesquisa foi realizada em uma empresa que atua há 32 anos no mercado como centro de serviços e peças para caminhões. Para a realização da pesquisa foram aplicados questionários com 62 colaboradores e 7 líderes da empresa. O questionário foi construído com 15 questões que mediam as competências de líder apresentadas por cada líder da empresa, sendo possível comparar a avaliação dos liderados em relação a autoavaliação dos líderes nas mesmas questões, a partir do cálculo das médias e do desvio padrão. O estudo consistiu em uma pesquisa descritiva, que utilizou como procedimentos o estudo de caso com levantamento <em>survey</em> e quanto a abordagem pode ser classificada como qualitativa. Como resultados da pesquisa percebe-se que nem todos os líderes tem a real percepção da visão que seus liderados têm da sua gestão, podendo gerar distorções no processo de liderança da empresa.</p> Eliane Duarte Ferreira, Fernanda Kempner-Moreira Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/13 Mon, 04 Dec 2017 00:00:00 +0000 A inovação na educação e o uso de learning analytics como apoio à gestão da avaliação educacional: https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/73 <p>O presente trabalho aborda a aplicação da emergente Learning Analytics, ou Análise de Aprendizagem - advinda do fenômeno de processamento de grandes volumes de dados, identificado como Big Data, decorrente do uso de objetos de aprendizagem inovadores e metodologias ativas por meio de ferramentas tecnológicas usados em salas de aula. Por meio da revisão sistemática da literatura, O trabalho tem como objetivo conhecer o cenário do tema Learning Analytics, criar uma classificação das áreas de conhecimento abordadas nos documentos resultantes da pesquisa e quantificar os documentos conforme a classificação. Apresenta-se as publicações relacionadas ao tema Gestão a partir da análise de dados, gerando referências para futura dissertação.</p> Fernanda Dornelles Martins, Murilo Silveira Gomes, Fernando A. Ostuni Gauthier, Patrícia de Sá Freire Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/73 Mon, 04 Dec 2017 00:00:00 +0000 Hierarquia DIKW e Capital Humano https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/20 <p>Este artigo faz uma análise teórica do construto de hierarquia do conhecimento (DIKW), revisa trabalhos de autores sobre a temática e faz uma discussão sobre o funcionamento da hierarquia e de seus componentes. O artigo revisa a hierarquia, suas origens, definições, diferentes interpretações e formas de funcionamento na literatura e, ao longo desta análise, evidencia-se a importância do capital humano para campo do conhecimento.</p> Márcio Pinheiro Queiroz, Francisco Fialho, Carlos Augusto Remor Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/20 Mon, 04 Dec 2017 00:00:00 +0000 O papel das organizações na conciliação da vida profissional e pessoal https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/24 <p>A conciliação da vida profissional e pessoal tem recebido maior evidência de discussão diante de mudanças econômicas e sociais. Entre elas destacam a maior participação das mulheres no mercado de trabalho e o acúmulo de papéis dos indivíduos face ao próprio desenvolvimento humano, provocado, entre outros fatores, pela sociedade do conhecimento.&nbsp; Assim, as organizações juntamente com governo, estado e os próprios indivíduos, formam o grupo de atores que podem atuar como promotores de medidas que auxiliam a conciliação entre os papéis de um indivíduo. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo descrever o papel das organizações para conciliação da vida profissional e pessoal. Para alcance do objetivo proposto utilizou-se como metodologia a revisão bibliográfica, desenvolvida a partir de material publicado em livros e periódicos científicos, caracterizando a pesquisa como exploratória e descritiva. Como resultado, verificou-se que o papel das organizações vai além de compor o grupo de atores responsáveis pelas medidas de conciliação entre vida profissional e pessoal. A sua atuação deve considerar o contexto que engloba a atribuição das responsabilidades para busca de soluções, a análise da existência e do uso do direito, bem como o compromisso de garantir o uso das medidas implementadas sem punições. Cabe às organizações considerar também a avaliação das licenças existentes, das barreiras e necessidades dos indivíduos, além de atuar em conjunto com os demais atores.</p> Marilena Marangoni De Lorenzi Cancelier, Édis Mafra Lapolli, Roberto Kern Gomes Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/24 Mon, 04 Dec 2017 00:00:00 +0000 Gestão por competências: vantagens da sua implementação https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/51 <p>Tem-se com escopo ressaltar a necessidade da implementação do sistema de gestão por competências nas empresas, demonstrando as vantagens de sua implementação. Este método tem como objetivo identificar as competências inerentes a cada candidato, para isso as empresas precisam desenvolver artifícios para gerir de formar eficiente a seleção por este sistema. Além disso, tempo e disposição são essenciais, tendo as competências individuais em equilíbrio com o corporativo da empresa as chances de se manter à frente da concorrência está garantido.</p> <p>&nbsp;</p> <p>Palavras-chave: competência; gestão por competência; método.</p> Dhiemerson Souza Amorim, Dhiemerson Souza Amorim Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/51 Mon, 04 Dec 2017 00:00:00 +0000 O Processo de desenvolvimento profissional em uma empresa de tecnologia da informação https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/62 <p>O trabalho é parte integrante de um projeto de pesquisa do curso Mestrado Profissional de Gestão Educacional, em fase inicial de construção, o qual tem como tema de investigação a Universidade Corporativa. Este estudo tem como objetivo realizar um mapeamento do processo de desenvolvimento profissional e competências organizacionais dos profissionais de uma empresa da área de tecnologia da informação. Em relação à metodologia, trata-se de uma pesquisa exploratória, cujo método de procedimento, se caracteriza como um estudo de caso. A coleta de dados adotada neste estudo é a técnica de observação direta intensiva, com uso de entrevista. A pesquisa classifica-se como qualitativa, quanto a sua natureza, pelas suas características descritivas dos resultados. Para se manter competitiva no mercado, a organização precisa primar sempre pela melhoria da qualidade dos produtos e serviços prestados, bem como incentivar os profissionais a buscarem o aperfeiçoamento contínuo. A Universidade Corporativa tem o papel de articuladora no desenvolvimento dos profissionais, tanto na preparação para desempenharem a sua atividade-fim, quanto no processo de estimulá-los a estarem sempre buscando a qualificação.</p> <p><em>&nbsp;</em></p> Tatiane Vargas Trindade, Ederson Luiz Locatelli Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/62 Mon, 04 Dec 2017 00:00:00 +0000 Desenvolvimento humano: outputs de uma pesquisa de perfis realizada com funcionários do setor financeiro de uma empresa https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/70 <p>O objetivo geral desde artigo é demonstrar a análise do perfil de funcionários de um setor empresarial e a identificação da postura a ser adotada pela gestão a partir da obtenção dos referidos dados. Isto se dará por meio da realização de uma pesquisa de campo, de característica qualitativa, com a utilização de um questionário aplicado a funcionários de uma instituição financeira, o qual demonstrará o perfil individual dos empregados e algumas características do grupo pesquisado. A pesquisa foi feita por amostragem em duas agências de atendimento ao cliente, localizadas na cidade do Rio de Janeiro/RJ. Foram entrevistados ao todo, 20 colaboradores, que atuam nas funções de Gerente Geral, Gerente de Relacionamento, Coordenador Administrativo, Gerente de Atendimento e Caixa. Para a realização da pesquisa foi elaborado um questionário com questões relacionadas no ambiente corporativo, para a obtenção do perfil dos funcionários e do nível de satisfação dos mesmos com a carreira e com a organização em que trabalham. Analisando todas as respostas do resultado da pesquisa e os outputs buscando relacioná-las, foi diagnosticado um cenário que, possibilita à gestão o planejamento de ações favor da qualidade relacional e do desenvolvimento pessoal e coletivo dos envolvidos. Foi possível compreender a importância da realização de práticas aplicadas em proveito do desenvolvimento humano, bem como vislumbrar a realização de um planejamento estruturado para a realização das mesmas. Em suma, os outputs oriundos da pesquisa demonstraram que, um olhar gerencial voltado para a educação corporativa, pode realizar muitas práticas favorecedoras para o desenvolvimento humano.</p> <p><strong><em><span style="text-decoration: underline;">Palavras-chave</span></em></strong><strong>:</strong> desenvolvimento humano. educação corporativa. organização empresarial.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> Cristiane Silva do Nascimento Pereira, Alberto Quintanilha Quintanilha Alves da Silva Correa, Fernanda Estevão Lourenço Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/70 Mon, 04 Dec 2017 00:00:00 +0000 Indústria 4.0: desafios e tendências para a gestão do conhecimento https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/49 <p>A Indústria 4.0 está revolucionando a forma como são produzidos os bens nas linhas de produção, pois as tecnologias empregadas nos processos produtivos estão possibilitando a personalização da produção em massa, e fomentando a inovação nos modelos de negócios. Embora os artigos que tratam da Indústria 4.0 nem sempre explicitem o termo gestão do conhecimento, é perceptível que o conhecimento é um dos grandes produtos desta revolução industrial. Por meio de uma busca sistemática em artigos científicos publicados na base de dados internacional <em>Scopus</em>®, este estudo teve como objetivo identificar os desafios e tendências da Indústria 4.0 para a Gestão do Conhecimento (GC). Foram identificados três desafios e tendências da gestão do conhecimento para a Indústria 4.0: o desenvolvimento dos trabalhadores, o compartilhamento de conhecimento e o uso de novas tecnologias. Observando a limitação de investigação em apenas uma base de dados, sugere-se em estudos futuros a ampliação desta pesquisa incluindo outras bases de dados internacionais.</p> Regina Wundrack do Amaral Aires, Fernanda Kempner Moreira, Patricia de Sá Freire Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/49 Mon, 04 Dec 2017 00:00:00 +0000 Análise do perfil epidemiológico dos servidores do Colégio Pedro II como ferramenta de gestão de pessoas https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/76 <p>MOEMA ALMEIDA DE SÁ&nbsp;</p> <p>GRADUADA EM ENFERMAGEM MÉDICO CIRÚRGICO COM&nbsp;&nbsp;LICENCIATURA EM ENFERMAGEM;</p> <p>GRADUADA EM ODONTOLOGIA;</p> <p>SERVIDORA PÚBLICA FEDERAL NO CARGO DE ENFERMEIRA NO COLÉGIO PEDRO II;</p> <p>ATUAÇÃO EM CONULTÓRIO PARTICULAR ODONTOLOGICO COM CIRURGIà DENTISTA;</p> <p>PÓS GRADUADA EM ORTODONTIA E ORTOPEDA DOS MAXILARES; AUDITORIA EM SISTEMAS DE SAÚDE; ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR;</p> <p>MBA EXECUTIVO EM SAÚDE PELA FGV RIO DE JANEIRO;&nbsp;</p> <p>ATUAÇÃO COM DENTISTA SOLIDÁRIA NA OCIP DENTISTAS DO BEM;</p> <p>&nbsp;<span style="text-decoration: underline;"><a href="http://lattes.cnpq.br/1999887505937121" target="_blank" data-saferedirecturl="https://www.google.com/url?hl=pt-BR&amp;q=http://lattes.cnpq.br/1999887505937121&amp;source=gmail&amp;ust=1512332451329000&amp;usg=AFQjCNHaBK3tnmpIIF8pCNLFkU-7rAsgSQ">http://lattes.cnpq.<wbr>br/1999887505937121</a></span>&nbsp;</p> Moema Almeida de Sá, André Teixeira Pontes Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/76 Mon, 04 Dec 2017 00:00:00 +0000 Modelo Unificado: Gestión Humana Basada en Competencias - Gestión del Conocimiento - Universidad Corporativa https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/25 <p>En esta disertación se presenta, de manera bastante resumida, la propuesta metodológica que se ha estructurado para unificar las tres grandes herramientas con que cuenta la Gestión Humana para potenciar sus posibilidades de lograr el objetivo de asegurarle a la organización que se disponga del talento requerido para alcanzar los propósitos establecidos en el direccionamiento estratégico. A partir de la unión de estos tres modelos de gestión, surge un modelo nuevo en el que la sinergia de los tres, conduce a resultados de mayor impacto, además que, sin duda, se optimizan los esfuerzos, las inversiones y el tiempo requerido para cada uno. Las tres herramientas o modelos de gestión unificadas en el que, para efectos de esta propuesta, se ha denominado “Modelo unificado GHBC - GC - UC”, son: La Gestión Humana Basada en Competencias -GHBC- la Gestión del Conocimiento -GC- y la Universidad Corporativa -UC-. En esta ponencia se muestra la forma como se debe proceder, en una organización, para poner en marcha este modelo, resultante de la unión de los otros tres y la fundamentación de carácter teórico y metodológico que dan origen a dicha propuesta, al tiempo que se plantean algunas recomendaciones que se ha considerado deben tomarse en cuenta al momento de poner en práctica el modelo propuesto.</p> <p>PALABRAS CLAVES: Gestión humana. Gestión humana basada en competencias. Gestión del conocimiento. Universidad corporativa. Desarrollo de talento.</p> Alvaro Herrera Murgueitio Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/25 Mon, 04 Dec 2017 00:00:00 +0000 Criação do conhecimento organizacional e inovação https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/64 <p>A criação do conhecimento na organização e a sua consequente disseminação e aplicação, propiciam o desenvolvimento de ideias inovadoras. Por vezes relacionada a “invenção” de novos produtos, ou ainda, à ideias brilhantes, diferenciadas e revolucionárias, inovar significa pôr em prática melhoramentos, transformações, adaptações ou criações advindas do conhecimento. A inovação pode ocorrer em uma nova proposta de marketing, nos procedimentos e serviços realizados pela organização e otimizados, em soluções simples, que até então não haviam sido ofertadas e passam a ser realizadas atendendo às necessidades e ainda, na transformação de um produto já existente no mercado, melhorando-o ou criando um novo. O objetivo deste estudo é demonstrar que a criação do conhecimento organizacional, gerado por interações dinâmicas de conhecimentos tácitos e explícitos, dentro e fora da organização e absorvidos pela empresa ao longo do tempo, facilitam a inovação. Para isso, foi realizada por meio de revisão sistemática da literatura, a análise de artigos referentes a criação do conhecimento organizacional no contexto da inovação, visto que, de forma isolada, são temas bem amplos.</p> Giovana de Souza Filéti Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/64 Mon, 04 Dec 2017 00:00:00 +0000 Governança do conhecimento: uma análise panorâmica da literatura https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/63 <p><em>A Governança do Conhecimento considera os processos do conhecimento quanto ao uso, criação, retenção, integração e compartilhamento, e a influência sofrida pelos mecanismos de governança. O objetivo do artigo é apresentar uma visão das publicações sobre Governança do Conhecimento ao longo dos anos.&nbsp; Para a pesquisa foi realizado uma revisão sistemática identificando os autores mais produtivos; concentração de autores por trabalho; análise das palavras-chaves; tipo de publicação; tipo de pesquisa; e, também, a relevância dos artigos. Foram analisados 42 documentos e, como resultado mais expressivo, verificou-se que existem poucos autores que efetivamente produzem documentos sobre o assunto, além de poucas ferramentas desenvolvidas para área.</em></p> Almir dos Santos Albuquerque, Júlio Cesar Costa Casaes, João Artur Souza, Patrícia de Sá Freire Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/63 Mon, 04 Dec 2017 00:00:00 +0000 Competências empreendedoras: as características requeridas do profissional moderno https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/35 <p>Entender a relação entre o empreendedor e as competências que permeiam suas ações, bem como conhecer quais são exatamente as competências requeridas dos empreendedores é objeto constante nas pesquisas. Tentando contribuir para este entendimento este artigo teve como objetivo apresentar as competências empreendedoras evidenciadas na literatura. Trata-se de uma pesquisa teórica que buscou na base de dados <em>Scopus </em>artigos dos últimos três anos que continham como palavra-chave o termo <em>Entrepreneurial Skills</em>. Dos documentos lidos foram extraídas as nove principais competências dos empreendedores: aproveitamento das oportunidades; capacidade de correr riscos; relacionamento e rede de contatos; estratégias, planejamento e metas; competência administrativa e busca de informações; <em>know-how</em>; comprometimento, persistência e resiliência; qualidade e eficiência; independência e autoconfiança. É importante ressaltar que as características empreendedoras têm emergido como um diferencial, pois as organizações buscam profissionais que empreendam não só em negócios próprios, mas também sejam intra-empreendedores nas organizações em que trabalham. Sendo assim, buscar o desenvolvimento destas competências torna-se um elemento importante para o profissional da atualidade.</p> <p>&nbsp;</p> <p>Palavras-chave: Empreendedorismo, Competências, Competências Empreendedoras.</p> Glauco Medeiros Borges, Fernanda Kempner-Moreira Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/35 Mon, 04 Dec 2017 00:00:00 +0000 Gestão empreendedora como fonte de vantagem competitiva: um olhar sobre o Grupo SCC https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/18 <p><em>Objetivo: Verificar a gestão empreendedora como fonte de vantagem competitiva sobre o olhar do Grupo SCC (Sistema Catarinense de Comunicação)</em></p> <p><em>Design/Metodologia/Abordagem: Esta pesquisa assume uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Os dados foram coletados por meio de estudo empírico no Grupo SCC, mediante pesquisa documental e entrevista semiestruturada.</em></p> <p><em>Resultados: Evidenciou-se que o Grupo SCC é uma organização empreendedora, regido por nove unidades de negócio e uma fundação, onde sua forma de gerir gera vantagem competitiva por sua visão diferenciada, auxiliando na complexidade que o mercado vem traçando.</em></p> <p><em>Originalidade/valor: Com a globalização, o cenário econômico mundial passou por mudanças a partir de 1980 modificando a realidade do mercado de trabalho, impulsionando as organizações a mudar sua forma de pensar e gerir com dinamismo, presteza e eficiência, incentivando a necessidade de constantes transformações. Nesse novo cenário, as organizações precisam modificar o seu perfil de negócio, onde os gestores carecem de estar atentos aos novos desafios que o mercado lhe proporciona por meio de uma gestão empreendedora.</em></p> Inara Antunes Vieira Willerding, Roberto Rogério do Amaral, Édis Mafra Lapolli Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/18 Tue, 05 Dec 2017 00:00:00 +0000 Ranking de universidades no Brasil: um estudo de predição com machine learning https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/66 <p>A qualidade da educação superior, é preocupação de toda a sociedade. No Brasil, conforme estabelece o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), a acreditação das Instituições de Ensino Superior (IES) é atribuição exclusiva do Estado. Não havendo distinção formal entre as IES, visto que todas têm obrigatoriamente autorização prévia para funcionar, o Ranking Universitário da Folha (RUF), através do DATAFOLHA (instituto de dados do Jornal Folha de São Paulo) estabelece anualmente as 195 melhores universidades (públicas e privadas) do Brasil. Para tal atividade, milhares de ações são efetuadas em bancos de dados, questionários e entrevistas. Este trabalho, dada a relevância do tema, tem o objetivo de estabelecer uma predição do RUF com base unicamente nos dados de pós-graduação. Estes dados são fornecidos em dados abertos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e determinando sua representatividade através de uma matriz de confusão. É uma pesquisa básica e ao mesmo tempo aplicada, ao produzir resultados imediatos. Utilizou-se de banco de dados <em>PostgreSQL </em>e <em>WEKA</em>, com algoritmo <em>Naïve Bayes</em> para a predição. Os resultados despertam o interesse ao indicar ser possível esta predição, aperfeiçoando-se os agrupamentos e estabelecendo novos critérios discretos de decisão.</p> Cleverson Tabajara Vianna, Sergio Nicolau Silva, Fernando Alvaro O. Gauthier, Antônio Pereira Cândido Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/66 Tue, 05 Dec 2017 00:00:00 +0000 Uma experiência ótima: o Flow na sala de aula https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/67 <p>Flow é o sentido amplo de estar bem consigo, geralmente aplicável no contexto das artes, nos esportes e em jogos. Sendo possível o estado de Flow em sala de aula, pergunta-se quais fatores o tornam possível? Este artigo indo adiante das metodologias convencionais de preparação de aulas, volta-se para verificar como a Teoria do Flow contribui para uma experiência ótima no aprendizado. O objetivo deste artigo é destacar a Teoria do fluxo de Mihaly, dialogando com os autores e com novos conceitos, como Blended Learning, Ubiquituous Learning and Gamification e através da aplicação de um survey, evidenciar as características que os estudantes apresentam quando estão em aulas que gostam. Além da pesquisa bibliográfica, aplicou-se um Survey aos estudantes do curso técnico (15-17 anos). Como resultados da pesquisa, observou-se que o envolvimento e a imersão são essenciais para uma experiência de aprendizagem relevante. É possível o estado de flow durante as atividades de aprendizado em sala de aula em suas várias características, Ubiquituous Learning and Gamification.</p> Lucyene Lopes da Silva Todesco Nunes, Cleverson Tabajara Vianna, Fernando Alvaro Ostuni Gauthier, Márcio Vieira de Souza Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/67 Tue, 05 Dec 2017 00:00:00 +0000 A educação como estratégia corporativa https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/58 <p>As organizações empresariais enfrentam desafios para manter a competividade mundial. O investimento em educação é uma estratégia atual para se manter ascendente nos negócios. Na era do conhecimento no qual o principal fator de produção, de agregação de valor e produtividade é o conhecimento, este artigo procura, portanto, traçar um panorama conciso do cenário educacional nas empresas, com foco no conhecimento corporativo e seu alinhamento com as estratégias organizacionais das empresas. Para tanto, utilizou o método qualitativo e revisão de literatura com o objetivo de identificar a utilização das mídias tecnológicas na efetivação da educação continuada no meio organizacional. As práticas de educação corporativa estão intrinsicamente relacionadas ao processo de inovação nas empresas e ao aumento da competividade de seus produtos ou serviços, ou seja, alinhados as estratégias empresariais do setor.</p> Cristiane da Silva Coimbra Lira, Silvio Serafim da Luz Filho Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/58 Tue, 05 Dec 2017 00:00:00 +0000 Comunicação interna como instrumento de gestão: uma análise no Colégio Pedro II https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/41 <p>O presente trabalho desenvolveu-se com o objetivo de analisar a comunicação interna uma tradicional Instituição Pública Federal de Ensino, o Colégio Pedro II, localizada no RJ, com intuito de identificar as dificuldades principais e apresentar possíveis ações de melhoria para as práticas de comunicação. A pesquisa pode ser classificada como exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa e utilizando como fonte de dados um questionário. Como resultado do estudo, foi apresentado um diagnóstico da realidade da instituição e um com plano detalhado de comunicação interna. Os dados demonstraram que a comunicação acontece com qualidade quando ela é praticada entre os pares e entre gestores e subordinados, mas com relação aos setores e a comunicação da instituição existe uma grande insatisfação. A pesquisa também apontou que organização precisa ter um sistema de diálogo e de participação com intuito de estimular a troca de informações entre os diversos níveis. Este estudo contribuiu para um melhor entendimento de que a comunicação interna fomenta a gestão, mas é necessário que organização tenha a comunicação inserida no seu planejamento estratégico com políticas bem definidas e consolidadas, facilitando a compreensão dos processos e a sinergia de esforços. É imprescindível que os gestores compreendam que a comunicação interna precisa ser gerenciada estrategicamente antes de propor quaisquer ações, pois a ineficácia desta pode representar o fracasso de todo processo.</p> Carla Cunha Da Rosa, Nissia Carvalho Rosa Bergiante Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/41 Tue, 05 Dec 2017 00:00:00 +0000 Comunicação interna e gestão de procedimentos operacionais: interfaces com a educação corporativa https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/68 <p>O artigo tem como objetivo demonstrar aspectos da comunicação interna e da gestão de procedimentos operacionais, realizando interfaces entre estes e a educação corporativa. Quanto à metodologia, trata-se de pesquisa pura e exploratória, que compreendeu leitura textual em livros e sites, realizando reflexões críticas sobre os elementos que compreendem o conjunto multidisciplinar abordado. A comunicação interna foi demonstrada como sendo o ponto de partida para o alinhamento das atividades em uma organização. Viu-se que uma equipe de trabalho em sintonia com os objetivos da empresa é um fator imprescindível para uma boa situação competitiva. A respeito da gestão de procedimentos, foi visto que a sua eficácia tem relação com a elaboração de normas e procedimentos, as quais não permanecem estáticas, mas se atualizam de acordo com o desenvolvimento das práticas operacionais. Foi visto que a educação corporativa tem relação com a realização de processos organizacionais, pois ela se direciona a uma aprendizagem contínua, prezando a qualificação para a atuação profissional imediata. O estudo das interfaces entre, comunicação interna e gestão de procedimentos operacionais na relação com a educação corporativa resultou na percepção da necessidade da realização de práticas organizacionais planejadas para proporcionarem produtividade, formação intelectual voltada para o bom desempenho e competitividade empresarial.</p> <p><strong><em><span style="text-decoration: underline;">Palavras-chave</span></em></strong><strong>:</strong> comunicação interna. educação corporativa. gestão de procedimentos operacionais.</p> Cristiane Silva do Nascimento Pereira, Alberto Quintanilha Alves da Silva Correia, Fernanda Estevão Lourenço, Maria Laura da Silva Oliveira Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/68 Tue, 05 Dec 2017 00:00:00 +0000 Tendências da Gestão do Conhecimento 2.0 - Rede Social Empresarila https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/17 <p>As novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são cada vez mais utilizadas em todos os processos de Gestão do Conhecimento (KM), incluindo a aquisição, a troca e o uso do conhecimento. Entre as novas TICs estão à web 2.0/3.0, as tecnologias colaborativas 2.0, ferramentas de redes sociais, <em>wikis</em>, <em>blogging </em>internos, fóruns, redes sociais empresariais (RSE), entre outros. A web 2.0 também chamada de web social pode ser definida como a segunda geração de serviços da Web orientados pela comunidade em que todos podem se comunicar, compartilhar e colaborar. Como consequência, o termo KM 2.0 foi inventado para resumir as tendências na gestão do conhecimento e refere-se à aquisição, criação e compartilhamento de inteligência coletiva mediante o uso das redes sociais e comunidades de conhecimento. Assim, através da revisão da literatura o objetivo deste trabalho é apontar as possibilidades das novas TICs, especificamente da RSE para a KM 2.0 a partir de exemplos de uso. As RSEs são um tipo de software social baseadas na tecnologia da web 2.0 adotadas para melhorar a comunicação, a colaboração e o compartilhamento, além de fomentar a gestão do conhecimento. Constatou-se que as RSEs podem trazer benefícios, mas também representam desafios e riscos. Não se espera esgotar o assunto, a proposta é lançar um olhar sobre a questão e produzir reflexões que possam dar condições de perceber as tendências da KM 2.0 através do uso da RSE.</p> Adriana Landim Quinaud, Maria José Baldessar Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/17 Tue, 05 Dec 2017 00:00:00 +0000 Mídias sociais e redes sociais: conceitos e características https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/80 <p><strong><em>Objetivo: </em></strong>Este estudo tem como objetivo identificar os conceitos e origem dos termos “redes sociais” e “mídias sociais”.</p> <p><strong><em>Design/Metodologia/Abordagem: </em></strong>&nbsp;A pesquisa foi realizada com uma busca bibliográfica, utilizando como base de dados o <em>Google Scholar</em>. Os artigos foram selecionados para leitura tendo por base o critério de atendimento aos objetivos de busca deste estudo, assim, selecionaram-se para leitura aqueles artigos que demonstravam através do título e resumo contribuir com o tema proposto.</p> <p><strong><em>Resultados: </em></strong>Pode-se dizer que toda rede social digital é uma mídia social, mas nem toda mídia social é uma rede social, pois nem todas as suas categorias propiciam essa interligação de usuários. Neste sentido, ao adotar qualquer um destes dois termos o autor deve estar ciente desta característica determinante para definir seu próprio objeto de estudo.</p> Juliana Augusto Clementi, Fernanda dos Santos, Patricia de Sá Freire, Lia Caetano Bastos Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/80 Tue, 05 Dec 2017 00:00:00 +0000 Indicadores da interatividade nas mídias Sociais https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/81 <p>Objetivo: identificar indicadores de interatividade nas mídias sociais.<br>Design/Metodologia/Abordagem: Para tal, realizou-se uma busca sistemática na literatura com os termos “indicadores”, “interatividade” e “mídias sociais”, in inglês, nas seguintes base de dados: Web of Science, Ebscohost e Scopus, ressalta-se que, mesmo sem a utilização de filtros de pesquisa, foram encontrados 8, 4, e 22 artigos referentes ao tema em cada base de dados respectivamente, e que eles se repetiam entre elas.<br>Resultados: Neste artigo apresentou-se vários conceitos referentes à interação e, com base na noção de interação, destacou-se um conceito em que a ideia central do termo se refere à “resposta”. Em seguida buscou-se identificar quais indicadores de interatividade nas mídias sociais são compatíveis com esse conceito. Verificou-se que as pesquisas sobre indicadores de interatividade nas mídias sociais são escassas e incipientes, mais ainda ao se considerar o conceito elegido para este artigo.</p> Juliana Augusto Clementi, Fernanda dos Santos, Patricia de Sá Freire Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/81 Tue, 05 Dec 2017 00:00:00 +0000 Informações editoriais https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/82 Patricia de Sá Freire, Fernanda dos Santos Copyright (c) 2017 Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/82 Wed, 06 Dec 2017 00:00:00 +0000