Letramento digital e as práticas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Autores

  • Glaucia da Silva Brito Universidade Federal do Paraná
  • Mayara Quadros de Andrade Universidade Federal do Paraná

Resumo

O presente artigo tem por objetivo argumentar sobre o letramento alfabético e o letramento digital, influenciando novas características da comunicação e formação de professores. Apresentaremos um estudo de um caso com análise de conteúdo de Bardin (2016) sobre a prática e uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) no ensino presencial. Enquanto resultados, verificamos sobre a vontade que os professores têm de serem inseridos digitalmente na ferramenta AVA e da necessidade de cursos de formação com foco na prática de sala de aula do ensino presencial da educação básica. A originalidade da presente proposta encontra-se pautada na escassez de pesquisas sobre a formação continuada do professor da educação básica para o uso do AVA na rede pública de educação.

Biografia do Autor

Glaucia da Silva Brito, Universidade Federal do Paraná

Possui Graduação em Bacharelado e Licenciatura Português Inglês pela Faculdade de Educação Ciências E Letras de Cascavel (1990), Especialização na Metodologia do Ensino Tecnológico pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1994), Mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997) e Doutorado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é professora Associado II da Universidade Federal do Paraná atuando no Departamento de Comunicação Social e na Pós-Graduação em Educação da UFPR. Tem experiência como pesquisadora nas áreas de Educação e Comunicação, com ênfase em Tecnologias da Informação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação e tecnologias, tecnologias na educação, professor e as tecnologias de informação e comunicação, educação a distancia e formação do professor, inclusão digital. Coordena o Grupo de Pesquisa e Estudos, Professor, Escola e Tecnologias Educacionais. Assumiu os seguintes cargos de gestão na UFPR: - Coordenadora Pedagógica da Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância no período de 2009-2013 - Coordenadora de Políticas de Formação de Professores ? COPEFOR, na Pró-reitoria de Graduação no período de 2011 ? 2017 - Coordenadora do Comitê Gestor da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da educação Básica da UFPR no período de 2011 a 2017 - Membro representante da UFPR no Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente do Paraná no período de 2013 a 2017 - Coordenadora Adjunto do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB no âmbito da Universidade Federal do Paraná no período de 2009-2011 - Coordenadora do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB no âmbito da Universidade Federal do Paraná no período de 2016 - 2017 - Editora da Revista de Extensão - Extensão em Foco Portaria número 025/07-PROEC no período de 2007-2010 - Suplente do chefe de Departamento de Comunicação Social - Portaria número 308/2009 no período de 2009-2011 - Coordenadora do "Programa de Extensão Revista de Extensão - REX" no período de 2007-2010 - Chefe de Departamento de Comunicação Social conforme portaria nº 720 de 31 de maio de no período de2007-2009 - Vice-Coordenador da Linha de Pesquisa: Escola, Saberes e Cultura no ano de 2006

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Publicado

2017-12-04