Análise do contraponto entre a avaliação dos liderados e a autoavaliação dos líderes
um estudo de caso
Resumo
Neste artigo busca-se analisar o contraponto entre a auto avaliação dos líderes de uma empresa privada e a avaliação dos seus liderados sobre as mesmas questões que envolvem seus comportamentos e atitudes. A pesquisa foi realizada em uma empresa que atua há 32 anos no mercado como centro de serviços e peças para caminhões. Para a realização da pesquisa foram aplicados questionários com 62 colaboradores e 7 líderes da empresa. O questionário foi construído com 15 questões que mediam as competências de líder apresentadas por cada líder da empresa, sendo possível comparar a avaliação dos liderados em relação a autoavaliação dos líderes nas mesmas questões, a partir do cálculo das médias e do desvio padrão. O estudo consistiu em uma pesquisa descritiva, que utilizou como procedimentos o estudo de caso com levantamento survey e quanto a abordagem pode ser classificada como qualitativa. Como resultados da pesquisa percebe-se que nem todos os líderes tem a real percepção da visão que seus liderados têm da sua gestão, podendo gerar distorções no processo de liderança da empresa.
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