Distinções entre liderança compartilhada e distribuída

Autores

  • Helen Fischer Günther Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
  • Cristiano José Castro de Almeida Cunha Programa de P´ós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Murialdo Loch Doutor em Administração (PPGA/UNIVALI) - Centrais Elétricas de Santa Catarina (CELESC)
  • Rudolf Fischer Günther Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC)

Resumo

Objetivo: caracterizar as abordagens denominadas de liderança compartilhada e liderança distribuída, distinguindo-as. Tal diferenciação faz-se necessária pelo uso indiscriminado e indevido desses termos: ora tratando-os como sinônimos ou como um simples adjetivo de liderança, ora atribuindo indisciplinadamente cada abordagem a quaisquer situações.

Design/Metodologia/Abordagem: Utilizou-se da revisão integrativa, com a pergunta norteadora “qual a diferença entre as abordagens denominadas liderança compartilhada e liderança distribuída?”. Foram pesquisadas três bases de dados (SCOPUS, Web of Science/Scielo e EBSCO), com os descritores “distributed leadership” e “shared leadership”.

Resultados: verificou-se que há inconsistências na descrição de cada abordagem de liderança (compartilhada ou distribuída) a partir dos artigos analisados e que há evidências de que possuem em comum apenas o pressuposto: não apenas os executivos de topo lideram; a liderança também pode ser exercida através de toda a organização e, é dinâmica.

Originalidade/valor: a distinção entre liderança distribuída e liderança compartilhada contribui para o campo de estudo da liderança ao iniciar o discernimento entre esses conceitos, gerando clareza e organização. Tal distinção colabora para que as futuras pesquisas na área escolham suas abordagens mais adequada e precisamente e possam avançar em conhecimentos novos e mais consistentes.

Downloads

Publicado

2017-12-04