Integralidade e interdisciplinaridade na promoção da saúde e da cidadania
Resumo
Esse manuscrito trata de ação educativa por meio de exibição de filmes nacionais com recursos de acessibilidade e tecnologias assistivas, com o propósito de sensibilizar colaboradores do Banrisul e comunidades locais para a acessibilidade de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, promovendo a igualdade e democratização ao acesso a espaços e serviços. Caracteriza-se por trabalho de campo com a participação de mobilizadores de cada localidade. De 2016 até agosto de 2017, o público foi de 2.115 pessoas em vinte exibições no RS. A integralidade e a interdisciplinaridade favorecem práticas que impulsionam protagonismo e cidadania, que nesta experiência revelam-se por meio do cuidado em formar e envolver a rede local; no compartilhar a evolução, levando ao engajamento dos profissionais e das instituições; no fortalecer parcerias institucionais, revisando papéis e atribuições; nos reflexos percebidos em processos internos do Banrisul. O relato demonstra que os desafios e obstáculos que são vivenciados nos aspectos de saúde, educação, psicologia, sociologia, economia, político, entre outros, exigem complexidade no pensar e no encontrar soluções, confrontando as pessoas cada vez mais com a união entre as unidades e multiplicidade, exigindo tratar problemas especiais com a mobilização de conhecimentos e competências de forma conjunta, como um processo de construção de aprendizado da equipe, servindo de base para experiências futuras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
TERMO DE AUTORIA E CESSÃO DOS DIREITOS AUTORAIS
Pelo presente instrumento, o(s) autor(es), na qualidade de titular(es) dos direitos de autor sob este artigo submetido e publicado nos Anais do I Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG 2017, cedo(emos) permanentemente os direitos relativos à edição, publicação e distribuição desse trabalho, de forma impressa, bem como sua veiculação em mídia digital ou eletrônica, a inclusão no ambiente de Bibliotecas e a divulgação por meio da rede mundial de computadores (internet), tanto no Brasil como no exterior, da íntegra ou de parte das obras.
- Declaro que este trabalho foi integralmente produzido por mim (nós), exceto nas partes claramente identificadas e devidamente referenciadas. Estou (amos) ciente (s) que a utilização de material de terceiros sem a devida citação da fonte é considerada plágio e, portanto, sujeita às sanções e punições legais, no que tange a cópia parcial ou total de obra intelectual.
- Declaro(amos) ser responsável(is) pelo conteúdo apresentado no texto, que as opiniões emitidas são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e que a publicação não viola direitos de terceiros.
- Declaro(amos) que a elaboração dos Anais tem caráter público e, portanto, renuncio(amos) ao recebimento de qualquer remuneração pertinente aos direitos cedidos.