O papel das organizações na conciliação da vida profissional e pessoal
Resumo
A conciliação da vida profissional e pessoal tem recebido maior evidência de discussão diante de mudanças econômicas e sociais. Entre elas destacam a maior participação das mulheres no mercado de trabalho e o acúmulo de papéis dos indivíduos face ao próprio desenvolvimento humano, provocado, entre outros fatores, pela sociedade do conhecimento. Assim, as organizações juntamente com governo, estado e os próprios indivíduos, formam o grupo de atores que podem atuar como promotores de medidas que auxiliam a conciliação entre os papéis de um indivíduo. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo descrever o papel das organizações para conciliação da vida profissional e pessoal. Para alcance do objetivo proposto utilizou-se como metodologia a revisão bibliográfica, desenvolvida a partir de material publicado em livros e periódicos científicos, caracterizando a pesquisa como exploratória e descritiva. Como resultado, verificou-se que o papel das organizações vai além de compor o grupo de atores responsáveis pelas medidas de conciliação entre vida profissional e pessoal. A sua atuação deve considerar o contexto que engloba a atribuição das responsabilidades para busca de soluções, a análise da existência e do uso do direito, bem como o compromisso de garantir o uso das medidas implementadas sem punições. Cabe às organizações considerar também a avaliação das licenças existentes, das barreiras e necessidades dos indivíduos, além de atuar em conjunto com os demais atores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
TERMO DE AUTORIA E CESSÃO DOS DIREITOS AUTORAIS
Pelo presente instrumento, o(s) autor(es), na qualidade de titular(es) dos direitos de autor sob este artigo submetido e publicado nos Anais do I Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG 2017, cedo(emos) permanentemente os direitos relativos à edição, publicação e distribuição desse trabalho, de forma impressa, bem como sua veiculação em mídia digital ou eletrônica, a inclusão no ambiente de Bibliotecas e a divulgação por meio da rede mundial de computadores (internet), tanto no Brasil como no exterior, da íntegra ou de parte das obras.
- Declaro que este trabalho foi integralmente produzido por mim (nós), exceto nas partes claramente identificadas e devidamente referenciadas. Estou (amos) ciente (s) que a utilização de material de terceiros sem a devida citação da fonte é considerada plágio e, portanto, sujeita às sanções e punições legais, no que tange a cópia parcial ou total de obra intelectual.
- Declaro(amos) ser responsável(is) pelo conteúdo apresentado no texto, que as opiniões emitidas são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e que a publicação não viola direitos de terceiros.
- Declaro(amos) que a elaboração dos Anais tem caráter público e, portanto, renuncio(amos) ao recebimento de qualquer remuneração pertinente aos direitos cedidos.