Identificando oportunidades para a interação defesa- indústria-academia

Autores

  • Evelin Priscila Trindade UFSC
  • Marilei Osinski
  • Aline de Brittos Valdati
  • Marcia Aparecida Prim
  • Patricia de Sá Freire

Resumo

 

O conceito de inovação, nas últimas décadas deixou de ser aplicado somente a produtos e passou a uma significância mais ampla envolvendo processos e serviços em todos os segmentos de mercado. Isso faz com que seja necessário abordar novas formas de produzir, aplicar e distribuir o conhecimento, como também novas formas de parcerias entre os atores da sociedade. Essas parcerias, em muitos casos, envolve os três setores da sociedade civil, sendo representada, neste ato, pelo Governo, Academia e a Indústria. Este modelo de parceria denomina-se "Tríplice Hélice" e esse termo foi cunhado por Henry Etzkovitz, em meados dos anos 1990.

Essa estrutura de relacionamento tem como proposta central que o crescimento econômico futuro não seja dependente apenas de ciclo de inovações, mas também de uma estrutura para a inovação que propicie a pesquisa básica e a aplicada de forma mais próxima (Etzkowitz, 2002; Etzkowitz, 2008).

No estudo aqui apresentado, o Governo é representado pelo Exército Brasileiro, uma das três Forças Armadas do Brasil, responsável (externamente) por defender o país e (internamente) por garantir a lei, a ordem e os poderes constitucionais. Nesta hélice eles são motivados pelos desafios do Século XXI, em pleno desenvolvimento, buscando novas tecnologias, bem como a capacitação de profissional (Exército Brasileiro, 2017). Neste contexto atuam como demandante de diversos serviços, nos mais variados setores da economia e possível fomentador das novas parcerias.

A Academia é representada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A UFSC tem sede em Florianópolis/SC e campi em outros quatro municípios, sendo: Araranguá, Curitibanos, Joinville e Blumenau. Atende a um público de aproximadamente 50 mil pessoas, entre estes estão os docentes, técnicos e discentes que juntos a fazem a nona melhor universidade na classificação da América Latina (UFSC, 2017). Esta hélice atua como criação, geração e compartilhamento do conhecimento por meio de pesquisadores capacitados, tendo como foco a aplicabilidade desse conhecimento gerado para o desenvolvimento social e econômico.

O terceiro ator dessa hélice é a indústria, neste cenário, representada pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) criada em 1950 e localiza-se em Florianópolis -SC. Conta com mais de 50 mil empresas parceiras e 800 mil pessoas, que juntos são responsáveis por um terço da riqueza gerada no estado de Santa Catarina (SC). É integrada pelas seguintes instituições: Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Instituto Evaldo Lodi (IEL) e Centro das Indústrias do Estado de Santa Catarina (CIESC) (FIESC, 2017). Apresenta alta tecnologia para o desenvolvimento de produtos e com suporte a pesquisa. Neste relato técnico a FIESC é representada pelo SENAI.

As instituições constituintes da tríplice hélice unem esforços em todas as etapas do processo produtivo, neste sentido se reuniram para discutirem oportunidades de interação e futuras parcerias. O presente relato técnico visa apresentar o “1º Seminário de Tecnologia e Inovação – Oportunidade para a Indústria, Defesa e Academia”, que ocorreu em abril de 2017, na cidade de Florianópolis-SC. Esse seminário foi realizado em parceria com Exército Brasileiro, UFSC e FIESC, com o objetivo de estreitar os laços entre essas instituições e consolidar o modelo da tríplice hélice.

Após essa seção de introdução, este relato técnico conta com a sessão de percurso metodológico, seguida pela apresentação do relato e discussão dos resultados do seminário. Finalmente, são apresentadas as considerações finais e as referências utilizadas.

Downloads

Publicado

2017-12-05