As disciplinas de liderança dos cursos de mestrado em gestão pública de universidades americanas

Autores

  • Isabella Bertoncini UFSC
  • Cristiano José Castro de Almeida Cunha Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Objetivo: Construir um mapa das pesquisas sobre o desenvolvimento da liderança e o desenvolvimento do adulto, com vistas a identificar quais os principais fatores que influenciam na promoção do desenvolvimento da consciência e que impactam na eficácia da liderança e nos resultados organizacionais
Design/Metodologia/Abordagem: Pesquisa qualitativa, revisão integrativa, levantamento nas bases de dados Web os Science, Scopus, EBSCOHost e SciElo.
Resultados: a) há uma relação positiva entre o desenvolvimento da consciência e a personalidade, os desafios de vida, a estabilidade da consciência e o ambiente; b) foram encontrados achados nos quais há divergência de entendimentos se a educação e determinada idade promovem o desenvolvimento da consciência.
Originalidade/valor: foi identificado um gap de pesquisa sobre a correlação entre desenvolvimento de liderança e desenvolvimento do adulto nos estudos de Day et al. (2014), que trata de um estado da arte sobre estudos realizados sobre desenvolvimento de líder e liderança nos últimos 25 anos.

Biografia do Autor

Cristiano José Castro de Almeida Cunha, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui doutorado em Adminstração de Empresas - Rheinisch-Westfalische Technische Hochschule Aachen (1988), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1981) e graduação em Engenharia Geológica pela Universidade Federal de Ouro Preto (1977). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia Organizacional e Liderança, atuando principalmente nos seguintes temas: liderança, aprendizagem de executivos, reestruturação e estrategia organizacionais.

Downloads

Publicado

2017-12-04