Universidade Acadêmica e Universidade Corporativa no desenvolvimento de competências docentes para a instrutoria
Resumo
A Sociedade do Conhecimento tem sido potencializada pelo avanço das tecnologias digitais, e, neste contexto, os processos sistematizados de ensino e de aprendizagem têm sido uma condição sine qua non para que os indivíduos e as organizações aprendam. Este relato de experiência tem por objetivo apresentar como tem se desenvolvido as competências docentes de instrutores do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), colaboradores do próprio quadro da instituição. Esse processo formativo ocorre a partir da parceria entre a Universidade Corporativa do Banrisul e a Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS), tendo como foco a reflexão a cerca do papel da docência e das práticas pedagógicas que correspondam às necessidades contemporâneas, relacionando esses aspectos à integração dos mundos do ensino e do trabalho. O manuscrito configura-se como qualitativo. Para a análise dos dados, obtidos por meio de questionários, adota-se a metodologia tempestade de luz, buscando compreender como se dá o desenvolvimento das competências docentes para uma atuação qualificada dos instrutores do contexto corporativo. A análise permitiu perceber o entendimento e o interesse crescente, por parte dos indivíduos envolvidos, na capacitação e no desenvolvimento de competências pedagógicas; a reflexão acerca do significado de avaliação e da aplicação de exames avaliativo; a compreensão do uso de linguagem verbal ou não verbal; a busca pelo aprimoramento na aplicação de técnicas didáticas e recursos digitais. Verifica-se que a importância do instrutor em desenvolvimento ser sujeito da experiência no aprendizado está em perceber o significado de suas vivências e o reflexo sobre suas técnicas, favorecendo o desenvolvimento dos saberes dos alunos, no caso, dos colegas da instituição.
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