Criação do conhecimento organizacional e inovação
Resumo
A criação do conhecimento na organização e a sua consequente disseminação e aplicação, propiciam o desenvolvimento de ideias inovadoras. Por vezes relacionada a “invenção” de novos produtos, ou ainda, à ideias brilhantes, diferenciadas e revolucionárias, inovar significa pôr em prática melhoramentos, transformações, adaptações ou criações advindas do conhecimento. A inovação pode ocorrer em uma nova proposta de marketing, nos procedimentos e serviços realizados pela organização e otimizados, em soluções simples, que até então não haviam sido ofertadas e passam a ser realizadas atendendo às necessidades e ainda, na transformação de um produto já existente no mercado, melhorando-o ou criando um novo. O objetivo deste estudo é demonstrar que a criação do conhecimento organizacional, gerado por interações dinâmicas de conhecimentos tácitos e explícitos, dentro e fora da organização e absorvidos pela empresa ao longo do tempo, facilitam a inovação. Para isso, foi realizada por meio de revisão sistemática da literatura, a análise de artigos referentes a criação do conhecimento organizacional no contexto da inovação, visto que, de forma isolada, são temas bem amplos.
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