Ranking de universidades no Brasil: um estudo de predição com machine learning
Resumo
A qualidade da educação superior, é preocupação de toda a sociedade. No Brasil, conforme estabelece o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), a acreditação das Instituições de Ensino Superior (IES) é atribuição exclusiva do Estado. Não havendo distinção formal entre as IES, visto que todas têm obrigatoriamente autorização prévia para funcionar, o Ranking Universitário da Folha (RUF), através do DATAFOLHA (instituto de dados do Jornal Folha de São Paulo) estabelece anualmente as 195 melhores universidades (públicas e privadas) do Brasil. Para tal atividade, milhares de ações são efetuadas em bancos de dados, questionários e entrevistas. Este trabalho, dada a relevância do tema, tem o objetivo de estabelecer uma predição do RUF com base unicamente nos dados de pós-graduação. Estes dados são fornecidos em dados abertos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e determinando sua representatividade através de uma matriz de confusão. É uma pesquisa básica e ao mesmo tempo aplicada, ao produzir resultados imediatos. Utilizou-se de banco de dados PostgreSQL e WEKA, com algoritmo Naïve Bayes para a predição. Os resultados despertam o interesse ao indicar ser possível esta predição, aperfeiçoando-se os agrupamentos e estabelecendo novos critérios discretos de decisão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
TERMO DE AUTORIA E CESSÃO DOS DIREITOS AUTORAIS
Pelo presente instrumento, o(s) autor(es), na qualidade de titular(es) dos direitos de autor sob este artigo submetido e publicado nos Anais do I Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG 2017, cedo(emos) permanentemente os direitos relativos à edição, publicação e distribuição desse trabalho, de forma impressa, bem como sua veiculação em mídia digital ou eletrônica, a inclusão no ambiente de Bibliotecas e a divulgação por meio da rede mundial de computadores (internet), tanto no Brasil como no exterior, da íntegra ou de parte das obras.
- Declaro que este trabalho foi integralmente produzido por mim (nós), exceto nas partes claramente identificadas e devidamente referenciadas. Estou (amos) ciente (s) que a utilização de material de terceiros sem a devida citação da fonte é considerada plágio e, portanto, sujeita às sanções e punições legais, no que tange a cópia parcial ou total de obra intelectual.
- Declaro(amos) ser responsável(is) pelo conteúdo apresentado no texto, que as opiniões emitidas são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e que a publicação não viola direitos de terceiros.
- Declaro(amos) que a elaboração dos Anais tem caráter público e, portanto, renuncio(amos) ao recebimento de qualquer remuneração pertinente aos direitos cedidos.